A Prefeitura de Santa Cruz do Sul anunciou na tarde desta quinta-feira, 24, um investimento da ordem de R$ 1,2 milhão em intervenções de limpeza, desassoreamento de arroios e obras de canalização na zona urbana. Os recursos serão disponibilizados pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, com o objetivo de tentar minimizar os impactos de chuvas intensas e de contribuir para prevenção de futuros alagamentos.
Os trabalhos de limpeza e desassoreamento de diversos trechos dos arroios das Pedras, Levis Pedroso, Jucuri, Moinho e Rio Pardinho terão início na próxima semana, com duas equipes trabalhando em diferentes pontos da cidade. Além da mão de obra e maquinário próprio da prefeitura, haverá terceirização de horas máquina.
LEIA TAMBÉM: Veja quais são as obras de pavimentação concluídas e em andamento em Santa Cruz
Publicidade
Durante o anúncio, que ocorreu no Salão Nobre do Palacinho e contou com a presença do prefeito Sérgio Moraes, do vice Alex Knak, de secretários municipais, vereadores e moradores dos bairros Várzea e Navegantes, o diretor da Defesa Civil, César Eduardo Bomfanti, detalhou os trabalhos a serem executados e mostrou no telão imagens com diversos trechos obstruídos ao longo dos cursos d`água. Os trabalhos começam na segunda-feira, 28, e não têm prazo para serem concluídos.
Estarão envolvidas nas ações para melhorar a infraestrutura da cidade e prevenir problemas causados pelas chuvas, equipes das secretarias municipais de Obras e Infraestrutura, Segurança e Trânsito, gabinete do vice-prefeito, por meio da Defesa Civil, além de engenheiros e outros técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana.
LEIA TAMBÉM: Usuários pedem melhorias em trecho da RSC-481
Publicidade
Já com relação às obras de canalização para melhorar o escoamento das águas pluviais, técnicos estão realizando um levantamento dos pontos que receberão as melhorias. De janeiro a julho deste ano, 3600 metros de tubulações já foram substituídas, o que dá em média 514 metros de rede a cada mês. A expectativa é aumentar em 38% ao mês a manutenção de redes de drenagem entre agosto e dezembro.
Com essa iniciativa, a prefeitura espera minimizar os impactos negativos que costumam ocorrer em períodos de enxurradas, garantindo segurança, bem-estar e melhorando a qualidade de vida da população.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!