O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede VRP) realizou, nessa quarta-feira, 27, a primeira de duas assembleias regionais para a definição das propostas a serem incluídas na votação da Consulta Popular deste ano. Os participantes avaliaram entre 57 proposições de diferentes áreas, elencando seis dos setores turismo, meio ambiente, desenvolvimento rural e transportes.
Durante o encontro, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), foram feitas as análises e defesas dos proponentes, com a escolha de delegados e os projetos com maior aceitação. O Corede é presidido por Heitor Álvaro, que destaca a importância da participação em todas as etapas, sobretudo durante o processo de votação.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz do Sul tem 138,2 mil habitantes, mostram dados atualizados do IBGE; veja a região
Publicidade
Nesta quinta-feira, 28, às 13h30, ocorrerá a segunda assembleia. Será na Biblioteca Municipal de Segredo, na Rua Professora Leonida Unfer, 355. Vai abranger a microrregional Centro-Serra, com os municípios de Arroio do Tigre, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete, Segredo, Sobradinho e Tunas. As assembleias são públicas e abertas à comunidade regional.
Aprovados
1 – Revitalização do aeroporto de Santa Cruz do Sul para consolidá-lo regionalmente no suporte em emergências, saúde e negócios. O tema foi defendido por Nilmar Piva Bortolotto.
2- Fortalecer e fomentar a produção e agroindustrialização de alimentos da agricultura familiar do Vale do Rio Pardo. Teve apresentação de Carlos Corrêa da Rosa.
Publicidade
3– Programa de castrações de cães em situação de abandono. O proponente foi Cícero Guedes Garcia, de Rio Pardo.
4- Divulgação do potencial turístico do Vale do Rio Pardo. Foi defendido pelo presidente da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Djalmar Marquadt.
5- Fortalecimento da agricultura familiar: para comercialização de produtos das agroindústrias familiares. Sua proponente foi Mônica de Moraes, de Venâncio Aires.
Publicidade
6- Sinalização turística do Vale do Rio Pardo, alinhada à duplicação da rodovia RSC-287. Também apresentada pela direção da Aturvarp.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade