Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DISTANCIAMENTO CONTROLADO

Região volta a ficar em bandeira vermelha no mapa preliminar

Mapa preliminar para a semana de 25 a 31 de agosto

A região de Santa Cruz voltou a aparecer na cor vermelha no mapa preliminar do modelo de distanciamento controlado, que determina as restrições para prevenção da Covid-19 no Rio Grande do Sul. Os principais motivos para a piora do contexto na região, segundo o governo estadual, foram aumento de 100% nas internações por Covid-19 e a alta no número de casos fatais da doença.

Nos últimos sete dias, foram 28 pacientes com Covid-19 hospitalizados na região, enquanto na semana anterior eram 14. Com isso, são 8,07 internações registradas nos últimos sete dias por 100 mil habitantes – valor que era de 4,04 na semana anterior. Estes dados levaram a região a ser classificada com bandeira preta em ambos os indicadores. Quanto aos óbitos, foram três pacientes que falecerem de Covid-19 na semana na região, ante dois no período anterior.


Mudanças no modelo estadual criaram a possibilidade da cogestão, por meio da qual as regiões podem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior. Para tanto, precisam elaborar planos estruturados próprios aprovados por no mínimo dois terços dos prefeitos e avalizados por uma equipe técnica. Os documentos devem ser encaminhados para o Gabinete de Crise do Estado por formulário eletrônico, até a meia-noite deste sábado.

Publicidade

LEIA MAIS: Santa Cruz confirmou 94 casos de Covid-19 ao longo desta semana

As prefeituras tem, ainda, a possibilidade de recorrer da classificação. O recurso deve ser apresentado até as 6 horas de domingo, 23. O mapa definitivo para a próxima semana será divulgado na segunda-feira. Se mantidas, as regras mais restritivas na região passam a valer na terça.

Seis municípios da região 28 – a referenciada por Santa Cruz – se enquadram na Regra 0-0 do sistema e não precisam endurecer as medidas, mesmo que a bandeira vermelha para a região se mantenha. São eles: Gramado Xavier, Herveiras, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Sinimbu e Vale do Sol. Estes municípios não tiveram registros de mortes ou internações por Covid-19 nos últimos 14 dias. Os demais municípios da R28 são: Candelária, Mato Leitão, Rio Pardo, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Publicidade


Estado tem 13 regiões em vermelho

O mapa preliminar divulgado nesta sexta traz 13 bandeiras em vermelho (de risco epidemiológico alto para Covid-19). As outras oito regiões foram classificadas com bandeira laranja (risco médio).

Além da região de Santa Cruz do Sul, a região de Lajeado também passou de laranja para vermelho. Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santo Ângelo, Santa Rosa, Capão da Canoa, Guaíba, Porto Alegre e Pelotas, que já eram vistas como risco alto, se mantiveram assim nesta rodada.

Publicidade

Mesmo que as regiões de Pelotas, Guaíba e Capão da Canoa tenham apresentado média final indicando redução na classificação de risco para bandeira laranja, o Gabinete de Crise aplicará a trava prevista no modelo de Distanciamento Controlado para regiões com duas ou mais semanas em bandeira vermelha em um intervalo de 21 dias.

Portanto, mesmo com a média final indicando redução na classificação de risco para laranja, as regiões seguirão por mais uma semana na condição de bandeira vermelha. O nível de risco será efetivamente reduzido se apresentarem por mais uma semana média final compatível com a bandeira laranja. As regiões de Cruz Alta, Ijuí e Uruguaiana apresentaram melhora nos indicadores nesta rodada e reduziram para bandeira laranja.

LEIA MAIS: Pesquisa aponta baixa letalidade da Covid-19 no Vale do Rio Pardo

Publicidade


Alertas

O crescimento de novas hospitalizações em determinadas regiões chamou a atenção da equipe que monitora o modelo. É o caso de Santa Cruz do Sul e Bagé, onde as novas internações por Covid-19 cresceram 100% de uma semana para a outra (Santa Cruz do Sul de 14 para 28 pacientes e Bagé, de oito para 16 internados).

Houve ainda avanços significativos em Novo Hamburgo (cresceu 68%, com 99 novas internações nos últimos sete dias), em Lajeado (55%, agora com 34 pacientes) e em Passo Fundo, onde o avanço no registro de novas internações foi de 42% numa única semana.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Secretários de Educação da região são contra retorno das aulas em 31 de agosto

Em algumas regiões a situação foi atenuada pela melhora no indicador de leitos livres de UTI no Estado como um todo, indicador específico que agora está em bandeira amarela (582 leitos de UTI disponíveis no fechamento desta semana).


Principais dados gerais

Para o total do Rio Grande do Sul, houve melhora na maioria dos indicadores, exceto em novas hospitalizações (+12%) e em número de óbitos (+3%). Com isso, foi registrado leve aumento no número de leitos livres (3%).

Como consequência, a razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19 voltou a aumentar, embora se mantendo abaixo de um leito livre para cada ocupado. O governo estadual afirma que é preciso cautela para não permitir novas acelerações no número de internações pela doença no Estado.

Com informações do Governo do Estado do RS

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.