Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

REGIÃO

Feira do Livro de Venâncio Aires terá quatro dias de literatura, cultura e arte; veja programação

Entre páginas, histórias e encontros, Venâncio se prepara para viver dias de encantamento e cultura. Isso porque, a partir desta quinta-feira, 11, ocorre a 26ª Feira do Livro de Venâncio Aires, que neste ano traz como tema “A leitura como farol para mentes em transformação”. A programação se estende até domingo, 14. O horário de funcionamento na quinta e sexta, será das 8 horas às 21 horas, e no sábado e domingo, das 9h30min às 20 horas.

Ao longo dos quatro dias, o público poderá participar de contações de histórias, peças de teatro, saraus culturais, oficinas literárias, debates, lançamentos de livros e apresentações musicais. O evento vai reunir 10 livrarias e bancas de diferentes cidades, oferecendo uma grande variedade de títulos: literatura infantil, infantojuvenil, acadêmica, romances, poesia, lançamentos e clássicos. Além disso, os visitantes terão acesso à Banca dos Escritores Venâncio-airenses, espaço dedicado a autores locais que compartilham suas obras diretamente com os leitores.

LEIA TAMBÉM: Quase dois mil estudantes participam de projeto sobre intolerância religiosa em Santa Cruz

Publicidade

Participam livrarias tradicionais de Venâncio Aires, como a Ponta do Lápis e a Castello, além de sebos como o El Pequeño Bosque e o itinerante Matilda, que trazem raridades e exemplares especiais. A programação se completa com livrarias de Arroio do Meio, Vera Cruz, Porto Alegre, São Leopoldo e Santa Cruz do Sul.

Na quinta-feira, 11, a abertura da feira acontece às 8 horas, com atividades voltadas às escolas, como contações de histórias e peças de teatro. No fim da tarde, ocorre a divulgação dos resultados da Mompi na Educação Infantil. À noite, o patrono da feira, Duca Leindecker, conduz uma Palestra Show, seguida de sessão de autógrafos, marcando a solenidade de abertura.

LEIA TAMBÉM: Obras de Regina Simonis são doadas à Ufrgs, que abriga a mais antiga coleção pública de arte do Estado

Publicidade

A programação segue na sexta-feira, 12, com teatro, contação de histórias e a premiação do projeto “Eu crio um amanhã melhor”. À tarde, ocorre a divulgação dos resultados da Mompi no Ensino Fundamental. A noite será de reflexão, com bate-papo sobre o Setembro Amarelo e palestra do escritor Pedro Guerra, que abordará saúde mental, amor e literatura.

O sábado, 13, é dedicado ao debate e à criação. Pela manhã, haverá bate-papo sobre os caminhos da literatura, seguido de oficinas que exploram desde o uso da Inteligência Artificial na escrita até novas formas de encontrar poesia. O público ainda poderá conferir o Troca-Troca Literário, apresentações culturais, lançamentos de livros e batalha de conhecimento com artistas do Hip Hop.

LEIA TAMBÉM: Primeira edição do Festival de Samba da Júlio celebra a cultura afro

Publicidade

O encerramento, no domingo, 14, será marcado por uma programação especial. Além do lançamento coletivo de livros de autores locais e regionais, haverá sarau literário e atrações culturais diversificadas. O pontos alto será a apresentação oficial das candidatas a soberana da Fenachim 40 anos, momento de expectativa e tradição para a comunidade. Para fechar, o público poderá prestigiar o espetáculo “Temas da Broadway” e os shows das bandas Back in Beats e Sopa Crua.

Além das bancas e livrarias, o espaço contará com a Biblioteca Pública Caá Yari, a Escola do Chimarrão, exposições culturais e atividades de recreação infantil. “É um ambiente para todas as idades, onde a literatura se une à arte, ao conhecimento e ao lazer”, reflete o secretário de Educação, Émerson Eloi Henrique.

Programação completa

  • Quinta-feira, 11 de setembro
    • 8 horas – Abertura da Feira do Livro
    • 8h30 – Contação de Histórias com Potira
    • 9h30 – Teatro “Alice na escola das maravilhas” (Escola Perpétuo Socorro)
    • 13h30 – Contação de Histórias com Potira
    • 14h30 – Teatro do Programa LEIA (Grupo A Hora)
    • 17h30 – Divulgação dos resultados da Mompi na Educação Infantil
    • 19 horas – Solenidade de Abertura
    • 19h30 – Palestra Show com Patrono Duca Leindecker
    • 20h30 – Sessão de autógrafos com Patrono
    • 21 horas – Fechamento da Feira
  • Sexta-feira, 12 de setembro
    • 8 horas – Abertura da Feira do Livro
    • 8h30 – Teatro “O Livro, o lixo e o Rei” – Cia Garagem de Teatro
    • 9h30 – Premiação do Projeto “Eu crio um amanhã melhor” (Rádio RVA, Lions Club Melvin Jones, Rotary Club Novas Gerações e Interact Club)
    • 13h30 – Teatro “O Livro, o lixo e o Rei”, companhia Cia Garagem de Teatro
    • 14h30 – Contação de história “De onde vem o dinheiro? Turma da Mônica na Jornada de Educação Financeira Sicredi”, com Dani Rupenthal
    • 15h30 – Divulgação dos resultados da Mompi – Ensino Fundamental
    • 18 horas – Bate-papo Setembro Amarelo
    • 19h30 – Palestra com o escritor Pedro Guerra: saúde mental, amor & literatura
    • 21 horas – Fechamento da Feira
  • Sábado, 13 de setembro
    • 9h30 – Abertura da feira
    • 10 horas – Bate-papo: “Os caminhos da Literatura em tempos atuais: temáticas e concorrência com tecnologias” (Ana Júlia Riedel, Clarice Dorr e Marúcia Degli Sgualdi com mediação de Gean Paulo Naue)
    • 11 horas – Oficina Literária: “Usando IA na escrita – projeto ‘Eu virei história’”, com escritora Jaque Richter
    • 13 horas – Apresentação de Corais: Coral Mateando Canções e Coral Municipal da Terceira Idade
    • 14 horas – Troca-Troca Literário com a Biblioteca Pública Caá Yari
    • 15 horas – Encontro do Clube do Livro “Nota de Rodapé”, com mediação com a jornalista e biblioteconomista Mônica da Cruz
    • 16 horas – Oficina Literária: “Cadê tu, poesia? Onde podemos encontrar a poesia, mesmo fora dos livros e além das palavras”, com as escritoras Rosmeri Menzel e Ana Júlia Riedel
    • 17 horas – Lançamento do livro “Bem-vindo a Venâncio Aires” na Escola do Chimarrão
    • 18 horas – Batalha de Conhecimento com a banca Hip Hop Coat – Apresentação de Djalma + Mestre de Cerimônias Dente + Dj Papito (POA) + MC’s: Vithor e JVS (VA), Berma e Wandi (SCS). Juri com Sap Peralta, Mano Léo (VA).
    • 19 horas – Performance artística BrownMovestudio e Lucas Brown
    • 20 horas – Fechamento da Feira
  • Domingo, 14 de setembro
    • 9h30 – Abertura da feira
    • 10 horas – Bate-papo literário: “A literatura tem idade? A escrita e a leitura para todas as idades!” (Jaqueline Richter, Tainá Machado e Rosmeri Menzel com mediação de Dan Poletti)
    • 11 horas – Oficina Literária: “Caça aos livros: a censura e seus contextos históricos”, com o escritor Dan Poletti
    • 13 horas – Lançamento de Livros
    • 14h30 – Sarau Cultural Literário com escritores Ana Júlia Riedel, Dan Poletti, Diego Storch, Clarice Dörr, Eledir do Prado e Jaqueline Richter
    • 15 horas – Encontro de Mascotes
    • 15h30 – Performance artística BrownMovestudio e Lucas Brown
    • 16 horas – Apresentação oficial das candidatas à soberana da Fenachim 40 anos
    • 16h30 – “Temas da Broadway” – Espetáculo Musical Uninter
    • 17h30 – Performance artística BrownMovestudio e Lucas Brown
    • 18 horas – “Calibra Vênus Rock” com as bandas Back In Beats e Sopa Crua
    • 20 horas – Encerramento
  • Atrações
    • Animação Cultural com Vivandeiros da Alegria
    • Bancas de Livrarias
    • Exposição Vênus Rock
    • Exposição Museu de Venâncio Aires
    • Espaço cultural com Biblioteca Pública e Escritores locais
    • Escola do Chimarrão
    • Turma da Recreação – sábado e domingo, das 14 horas às 17 horas (pernas de pau, personagens e pinturinhas)
  • Livrarias
    • Livraria Ponta do Lápis – Venâncio Aires
    • Livraria Castello – Venâncio Aires
    • Sebo El Pequeño Bosque – Venâncio Aires
    • Matilda Sebo Itinerante – Venâncio Aires
    • Banca dos Escritores venâncio-airenses
    • Livraria Kadernu’s – Arroio do Meio
    • Livraria Noble Book – São Leopoldo Livraria
    • Colorê – Vera Cruz Livraria
    • JLB Livros – Porto Alegre
    • Livraria Martis Livreiro – Porto Alegre
  • Lançamentos de Livros previstos (domingo, 13 horas)
    • Ana Júlia Riedel (Venâncio Aires) – Livro: Estrelas na gaveta de sentimentos
    • Babih Teixeira (Venâncio Aires) – Livro Ninoca na Horta. Ilustração Fe Rediske
    • Mônica Matiazo Pinhatti (Arroio dos Ratos) – Livro: Akemi, a fadinha da Luz
    • Alessandra Parkert (Vera Cruz) – Livro: Através das estrelas
    • Graziela Ely (Lajeado) – Livro: Te conto no caminho
    • Heloisa Letícia Poll (Vera Cruz) – Livro: Agora vai!
    • João Paulo Reis Costa (Santa Cruz) – Livro A Pedagogia da Alternância como estratégia de desenvolvimento regional: a EFA de Santa Cruz do Sul
    • Dulci Alma Hohgraefe e Miriam Ester Theisen (Santa Cruz) – Livro: A espiral da vida – encontros e reencontros
    • Márcia Guimarães (Santa Cruz) – Livro: A história que não quer ser contada
    • Rosalba Saraiva (Arroio dos Ratos) – Livro: A lente do óbvio

LEIA MAIS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.