O palestrante dessa quarta-feira, 8, da reunião-almoço da Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Cruz do Sul (Ajesc) foi o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo e do Conselho Regional de Desenvolvimento Vale do Rio Pardo (Corede-VRP), Heitor Petry. Ele tratou sobre o tema Liderança com propósito nos negócios e na comunidade, no evento realizado na Casa Gaspar.
Petry ressaltou que as pessoas podem ser esquecidas com o passar dos anos, mas seus legados permanecem. Citou como exemplo o período em que assumiu a Prefeitura de Vera Cruz, quando se deparou com graves dificuldades no hospital, que poderiam resultar no fechamento permanente. Ações desenvolvidas em sete meses possibilitaram o restabelecimento do atendimento normal.
LEIA TAMBÉM: Gincana Regional: equipes terão que plantar árvores e produzir um vídeo para as redes sociais
Publicidade
“Hoje, talvez as pessoas nem saibam que foi no nosso governo que o hospital foi salvo, mas não importa. Passo lá na frente e tenho orgulho de ver que muitas pessoas trabalham lá e outras tantas tiveram resolvidos os seus problemas de saúde.” Além dessa indicação para os jovens empresários, ele explicou a importância de ações como as desenvolvidas pelas cooperativas, que fomentam o crescimento coletivo dos associados e o desenvolvimento regional.
Ele citou também a necessidade de que a sociedade, em especial os empreendedores, tenha consciência política. “Tudo o que permeia a existência humana passa pela política. É preciso entender e trazer os extremos para o centro, que é onde estão as pessoas”, ressaltou. A defesa pelo entendimento político não está, no entanto, vinculada à defesa de um ou outro partido ou ideologia, mas ao conhecimento sobre a área.
Por fim, Petry reforçou o convite para a participação na Consulta Popular. A votação, de forma online, segue até esta sexta-feira, 10, e é preciso alcançar um percentual mínimo de votação para a conquista dos recursos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Startup instalada no Gauten ganha destaque nacional em revista especializada em economia
A reunião-almoço da Ajesc tem o patrocínio da Sicredi VRP, com apoio da Gazeta Grupo de Comunicações. A próxima edição ocorrerá no dia 6 de novembro, com palestrante ainda a ser anunciado.
Cooperativismo como ação social
Entusiasta do segmento de mercado, o dirigente da Sicredi ressaltou o diferencial entre as instituições bancárias e as cooperativas de crédito. “A maior adversidade é o desconhecimento do cooperativismo, que é a forma de conciliar os ativos econômicos com o lado humano, com a comunidade”, explicou.
Publicidade
Assim, salientou, são incentivados projetos por meio do fundo social. Quase 170 entidades foram beneficiadas com a iniciativa, que passa pela aprovação dos associados, em assembleia. Outra iniciativa que mereceu destaque de Petry foi a instituição das cooperativas escolares, mecanismo que incentiva a prática entre os estudantes e o populariza. São 34 cooperativas mantidas em instituições de ensino.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade