Iguarias gastronômicas e artesanatos únicos estão presentes na 4ª Feira da Agricultura Familiar, presente na 40ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. A estrutura, com 40 expositores divididos em 30 agriculturas familiares, foi inaugurada na tarde dessa sexta, evidenciando a diversidade e a inovação.
Durante a cerimônia, as novidades da feira estavam expostas e disponíveis para degustação, incluindo salames, queijos, licores, sucos e outros sabores. Direto de Imigrante, a Cachaçaria Possamai trouxe uma bebida diferenciada, o licor de jambu. Segundo a proprietária, Renata Possamai, a especiaria é doce e suave, com as sensações que o jambu traz. “O sabor dá uma vontade de sentir tomando.”
É o segundo ano que a cachaçaria está presente na Festa da Alegria. Após o sucesso do ano passado, a expectativa é superar as vendas.
Publicidade

LEIA TABÉM: Assemp confirma flexibilização da meia-entrada para doadores de sangue na Oktoberfest
Já a Casa das Nozes Cantelli, de Bento Gonçalves, trouxe o mel com nozes. O representante Bonifácio Telk explicou que trata-se de um produto característico da Serra Gaúcha, ideal para ser degustado com queijos ou pães torrados. “Usamos a doçura do mel e o amanteigado das nozes em uma combinação única e bem deliciosa.”
Segundo Telk, é a primeira vez que a agroindústria participa da Oktoberfest de Santa Cruz. A expectativa é de boas vendas e apresentar os produtos ao público.
Publicidade

O coordenador da Agricultura Familiar da 40ª Oktoberfest, Carlos Corrêa da Rosa, da Emater, disse que desafiou os feirantes a apresentarem produtos diferenciados. Neste ano são 11, incluindo o suco de maracujá com hortelã, doce de leite sem açúcar, uma fonte de água de bambu e até um licor de morango do amor.
LEIA TAMBÉM: Confira os preços do estacionamento na 40ª Oktoberfest
“Fizemos a provocação em 2022. Desde então, todos os anos, eles desenvolvem receitas e trazem para o lançamento da feira. É uma maneira de colocar a criatividade nos produtos e serem recompensados durante a festa”, afirmou.
Publicidade
A Feira da Agricultura Familiar está em um novo local, onde ficava o Pavilhão das Cervejarias Artesanais, próximo à Casa da Gazeta. Há expositores dos Vales do Rio Pardo e de Taquari. Em 2024, o faturamento no espaço foi de R$ 633 mil, alta de 10% comparado com a edição anterior.
Com o propósito de valorizar a produção artesanal, a feira é promovida pela Associação de Entidades Empresariais (Assemp) e Coordenação Executiva da 40ª Oktoberfest. Tem o apoio de Secretaria Municipal da Agricultura, Emater/RS-Ascar e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural.
LEIA TAMBÉM: Heilige inova na Oktoberfest com modelo itinerante de experiência e venda de chope
Publicidade
Aula de gastronomia une sabores típicos
Uma aula de gastronomia realizada no Espaço Fecomércio-RS/Sesc/Senac na tarde de sexta-feira mostrou que a bebida favorita da Festa da Alegria serve também para preparar saborosas refeições. A chefe Cátia Leal e o baterista da banda Nenhum de Nós, Sady Homrich, apresentaram três pratos típicos da Oktoberfest que têm como ingrediente a cerveja.

Um deles foi o chutney de cebola com maracujá e uma India Pale Ale (IPA), com um aroma que atraiu a atenção do público. A equipe ainda preparou uma costela com glacê feito com a bebida e rapadura, finalizando com um zabaione que também levou a cerveja como matéria-prima da sobremesa. “É a nossa gastronomia com harmonização proporcionando um prato aromático excelente nesta composição de comida e bebida”, destacou Kátia.
LEIA TAMBÉM: Assemp divulga orientações para acesso de menores na 40ª Oktoberfest
Publicidade
Vestido com os trajes da festa, Homrich, que apresentou-se com a banda às 21 horas no Centro Cervejeiro, ressaltou que a cerveja, assim como o vinho e o espumante, permite harmonizações marcantes. Segundo o músico, que é sommelier, a interação com um alimento permite perceber um novo aroma entre os dois. “Basta escolher o tipo de alimento certo com a bebida certa.
