Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com amanhecer bastante frio, algo incomum para esta época. O domingo já havia sido igualmente de frio, e com bastante vento. Mas na madrugada de sexta, 17, para sábado, 18, tivemos boa chuva na região, que chegou a 15 ou até 20 milímetros, excelente, pois garantiu umidade para o desenvolvimento das culturas.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: iniciamos a colheita do tabaco
Aqui na propriedade, nesta semana continuaremos a colheita, com a retirada sempre de 40 grampos por dia, para encher cada uma das células da estufa de carga contínua. Também é chegado o momento de agilizar o desponte, a retirada da flor das plantas de tabaco, com aplicação do antibrotante. Isso é muito importante para não deixar a flor se formar e, assim, evitar perdas em qualidade e produtividade.
Publicidade
Primeira parcela de tabaco está seca
Além da colheita diária de parcela do tabaco, nesta terça-feira, 21, poderemos retirar as primeiras folhas já secas na estufa. A primeira célula que colhemos resultou em produto de excelente qualidade, como se pode ver na foto acima. Isso significa que já fizemos o rodízio em todas as células da estufa, e agora colocaremos tabaco verde no lugar desse que está seco. Assim seguiremos até concluirmos a colheita, sempre com 40 grampos por dia, ou 80 quando for preciso antecipar a colheita, no sábado, para não ter essa tarefa no domingo, ou em razão de dias de chuva.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: vento causa transtornos na lavoura
Enfim teremos a energia trifásica
Em mais de uma ocasião, aqui na coluna, mencionamos nossa inquietação com a dificuldade para dispor de energia elétrica com mais potência na propriedade, diante do aumento da demanda com a estufa de carga contínua e outros equipamentos, investimentos que fizemos nos últimos anos. Por mais que a gente gestionasse e solicitasse, isso não estava avançando. No entanto, em virtude de nosso apelo, conseguimos finalmente resolver essa questão junto à RGE.
Publicidade

LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: os dias foram de vento frio na região
Na sexta-feira, 17, foi instalado o poste novo, com o transformador, junto a nosso contador, para que seja feita a ligação trifásica para nossa propriedade. Dentro de mais alguns dias pediremos essa ligação, e então passaremos a contar com energia de maior potência, o que é indispensável para o bom andamento dos trabalhos na agricultura.
Investimos também em energia fotovoltaica, com a instalação de placas solares, que geram energia suficiente para nossas necessidades, mas a estrutura que estava à nossa disposição não dava conta desse potencial. E desejamos que todos os produtores possam, gradativamente, receber essa melhoria, em todas as regiões.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade