Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COMÉRCIO

Black Friday deve aquecer as vendas de fim de ano na região, aponta Sindilojas

Foto: Bruno Pedry/Nascimento MKT

A Black Friday, tradicional data importada do varejo norte-americano, já é uma realidade no calendário brasileiro. Consolidada como um dos principais momentos de promoção e consumo, ela marca o início do ciclo de compras de fim de ano e atua como importante termômetro do comportamento do consumidor. De acordo com pesquisa realizada pela Rede de Entidades Parceiras em Porto Alegre, 47,9% dos entrevistados pretendem aproveitar as ofertas neste ano, índice que reforça o caráter estratégico da data para o setor.

No Vale do Rio Pardo, a expectativa segue positiva. Conforme o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, o movimento das últimas edições tem mostrado forte adesão dos consumidores às lojas físicas, onde o atendimento próximo e as condições diferenciadas continuam sendo grandes atrativos. Ele observa que também há uma tendência de antecipação das compras de Natal, o que reforça, inclusive, a importância das estratégias preparatórias dos lojistas.

LEIA TAMBÉM: Campanha Papai Noel dos Correios inicia nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul

Publicidade

Spode destaca que a Black Friday se consolidou como uma oportunidade para o comércio aquecer suas vendas, renovar estoques e fortalecer o relacionamento com os clientes. “É uma data que movimenta a economia, fideliza o público e cria um ambiente de entusiasmo nas ruas. Temos percebido que o consumidor local busca preço, mas também quer confiança e experiência de compra, situações que são viabilizadas apenas pela venda presencial, nas lojas físicas”, comenta.

Segundo o dirigente, mais do que um dia de promoções, a Black Friday tornou-se um marco de comportamento, uma transformação e um “novo” consumo. Para ele, o consumidor está mais informado, exigente e atento à credibilidade das ofertas, buscando benefícios reais e vantagens progressivas. “O momento é um termômetro de tendências e um ensaio para o ciclo natalino. O consumo consciente e o desejo por experiências de compra positivas seguem em alta, e isso valoriza o comércio local, que aposta em atendimento e confiança”, destaca Spode.

LEIA TAMBÉM: Rafael Henn e Andréia Valim são reeleitos para a reitoria da Unisc com mais de 95% dos votos

Publicidade

Perfil do consumidor

O levantamento mostra um público diversificado, com predominância das classes B e C (91,9%), equilíbrio entre gêneros e maior concentração nas faixas de 25 a 49 anos. A pesquisa revela ainda que o consumidor avalia com critério antes de comprar, pesquisa preços e busca condições vantajosas — comportamento que reforça o amadurecimento da relação entre lojista e cliente.

As categorias mais desejadas incluem eletrodomésticos (34,9%), eletrônicos (29%) e moda e acessórios (21,8%). O estudo também aponta que 74,3% dos entrevistados reconhecem a Black Friday como uma data relevante no calendário anual de consumo, o que confirma seu papel de destaque no planejamento das famílias e nas estratégias do comércio local.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.