Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PROJETO

Vale do Rio Pardo poderá contar com trem turístico; saiba mais

Prefeitos conferiram estruturas existentes junto às linhas férreas nos municípios

Prefeitos dos municípios de Vale Verde, General Câmara e Rio Pardo alinham tratativas para a criação de um trem turístico que conecte as três cidades, aproveitando a malha ferroviária na região. A iniciativa partiu do prefeito de Vale Verde, Ricardo Froemming, que visitou seus colegas Marcio Pereira Brandão (General Câmara) e Rogério Monteiro (Rio Pardo) para formalizar a ideia.

Os três prefeitos demonstraram concordância imediata com o projeto e se comprometeram a buscar em conjunto as possibilidades de implementação. A proposta visa capitalizar o potencial turístico do Vale do Rio Pardo, oferecendo um passeio de trem que remeta à época em que as ferrovias eram um meio essencial de transporte de passageiros.

LEIA TAMBÉM: CTG Tropeiros da Amizade apresenta temática para o Enart 2025

Publicidade

“Acompanhei meus pais, amigos, parentes e antepassados usando os dois trens que tínhamos aqui em Vale Verde, o húngaro e o minuano, que transportavam pessoas diariamente entre Porto Alegre e Uruguaiana. E vejo que não estou sozinho, pois muitos sentem saudades dessa época. Portanto, vamos tentar transformar um sonho em realidade, por mais difícil que seja”, disso Froemming.

O esforço para a concretização do projeto já resultou em reuniões no Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit). O próximo passo de Froemming é um encontro marcado para 2 de dezembro, em Bento Gonçalves, com a Giordani Turismo. A empresa, que opera o Trem do Pampas em Santana do Livramento e o passeio de Maria Fumaça entre Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves, já demonstrou interesse no trajeto que corta Vale Verde.

A etapa seguinte é negociar com a Rumo Logística, concessionária responsável pela malha ferroviária que passa pelos três municípios envolvidos. O percurso escolhido abrange justamente os municípios que conseguiram manter a infraestrutura ferroviária em condições.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.