As solicitações de novos benefícios ao Instituto Nacional ao Seguro Social (INSS) agora devem ser feitas por meio de comprovação biométrica. Elaborada com o objetivo de combater fraudes, a mudança não será aplicada em benefícios ativos.
De acordo com o instituto, a implantação do cadastro biométrico alcançará, de forma gradual, os demais beneficiários, mas sem risco de bloqueios automáticos nos pagamentos. “Quem já é aposentado, pensionista ou recebe algum auxílio não precisa tomar nenhuma medida imediata”, informa o INSS.
LEIA TAMBÉM: Novos benefícios sociais exigirão RG nacional a partir de maio
Publicidade
Nos casos em que for necessária a atualização biométrica, o INSS entrará em contato com o beneficiário por meio de comunicado individual. Segundo o instituto, isso será feito com antecedência para providenciar a Carteira de Identidade Nacional (CIN), “sem qualquer impacto no recebimento do seu pagamento”. As mudanças buscam modernizar o sistema, de forma a garantir que os recursos “cheguem a quem realmente tem direito”.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade