O secretariado da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco divulgou no encerramento da 11a Conferência das Partes (COP-11), ao meio-dia deste sábado, 22, em Genebra, na Suíça, que a próxima edição do encontro vai acontecer em Ierevan, capital da República da Armênia, país situado no Cáucaso e que constituía uma das repúblicas da antiga União Soviética, sendo a menor delas.
Programada para 2027, a COP-12 ainda não teve suas datas definidas, o que deve ser anunciado pelo Secretariado Geral nos próximos meses. A Armênia como sede acabou por ser uma notícia surpresa na reta final da Conferência, pois ao longo da semana não haviam evoluído tratativas. A outra possibilidade era ele a nova reunião ocorresse, uma vez mais, em Genebra.
LEIA MAIS: COP-11 rejeita propostas que afetariam cadeia produtiva do tabaco; entenda
Publicidade
A Armênia, país de forte tradição e história, situada no limite entre a Europa e a Ásia, possui 3 milhões de habitantes, menor do que o Uruguai, que conta 3,4 milhões de habitantes. Mais de um terço dos armênios moram em Ierevan, cerca de 1,1 milhão deles, sendo esta uma das mais antigas cidades continuamente habitadas em todo o planeta. Foi fundada em 782 a.C. O país situa-se entre Turquia, Geórgia, Azerbaijão e Irá.

Publicidade