O sorteio dos 12 grupos da Copa do Mundo 2026 será na sexta-feira, 5, às 14 horas (de Brasília), no Kennedy Center, em Washington, com a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os horários e locais, além da ordem dos adversários, serão definidos no sábado, 6. Ao todo, serão 104 partidas, um aumento de 40 jogos em relação à edição no Catar, realizada em 2022. O Irã anunciou boicote ao evento por ter tido restrições nos pedidos de visto.
As regras do sorteio foram anunciadas na semana passada. Todas as 42 seleções já classificadas foram alocadas em quatro potes com base no ranking da Fifa, à exceção de Canadá, Estados Unidos e México, que ficarão no Pote 1 por serem os anfitriões do torneio. Além disso, as seis seleções que ainda buscam vaga na Copa do Mundo através das repescagens serão representadas por bolinhas no Pote 4.
LEIA MAIS: Sorteios definem caminho da repescagem para a Copa do Mundo
Publicidade
O sorteio dos grupos da Copa do Mundo também terá restrições. Já se sabe de antemão que o México ficará no Grupo A; o Canadá, no B; e os Estados Unidos, no D. Além disso, Espanha e Argentina, que ocupam as duas primeiras colocações no ranking da Fifa, e França e Inglaterra, posicionadas logo na sequência, ficarão em lados opostos nos playoffs caso se classifiquem em primeiro lugar nos seus grupos.
A Copa do Mundo de 2026 será o maior de todos os tempos. Pela primeira vez, a competição será disputada por 48 seleções. Isso significa que serão formados 12 grupos no sorteio da Copa — eram oito até a última edição.
LEIA MAIS: Copa do Mundo de 2026 terá abertura no México e final em New Jersey
Publicidade
Cada grupo terá apenas uma seleção de cada confederação, com exceção da Uefa. Haverá, porém, um limite de duas seleções da Europa por grupo. A Fifa definiu que as quatro seleções de maior ranking (Espanha, Argentina, França e Inglaterra) ficarão em chaves opostas no sorteio, de forma alternada. O objetivo é que se encontrem somente na semifinal.
Os quatro potes terão 12 bolinhas cada, com os nomes das seleções participantes na parte interna. Todos os países terão bolas da cor branca, exceto os anfitriões, que terão as seguintes cores: azul (Estados Unidos), verde (México) e vermelho (Canadá). As bolinhas dos países-sede serão direcionadas para os grupos já estipulados (A, B e D). Depois, as outras nove bolinhas do pote 1 serão direcionadas para os grupos restantes. Os outros potes seguirão o modelo tradicional de sorteio, com cada time sendo sorteado para um grupo, do A ao L – sempre respeitando as restrições continentais.
LEIA MAIS: Camisa azul da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo 2026 terá tons escuros
Publicidade
Potes para o sorteio
Pote 1: Estados Unidos, México, Canadá, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Brasil, Holanda, Bélgica e Alemanha
Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália
Pote 3: Panamá, Noruega, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Costa do Marfim, Tunísia, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Europa 1, Europa 2, Europa 3, Europa 4, Mundial 1 e Mundial 2
Repescagem Europa
- Europa A: Itália, Irlanda do Norte, Gales e Bósnia
- Europa B: Ucrânia, Suécia, Polônia e Albânia
- Europa C: Turquia, Romênia, Eslováquia e Kosovo
- Europa D: República Tcheca, Irlanda, Dinamarca e Macedônia do Norte
Repescagem Mundial
- Intercontinental 1: RD Congo, Jamaica e Nova Caledônia
- Intercontinental 2: Bolívia, Suriname e Iraque
LEIA MAIS: Copa do Mundo 2026 terá 12 grupos com quatro equipes
Atrações
O evento será apresentado pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, e contará com a presença de lendas da Fifa — jogadores históricos de diferentes países —, que irão comentar os confrontos. Além deles, representantes das 42 seleções estarão na plateia. O comando do sorteio ficará com a modelo e apresentadora alemã Heidi Klum, vencedora do Emmy, e o ator e comediante norte-americano Kevin Hart. O ator e produtor norte-americano Danny Ramirez também participará da apresentação, ficando responsável pela interação com lendas do futebol e público presentes no local.
Publicidade
A programação musical contará com apresentação do tenor italiano Andrea Bocelli, um dos artistas clássicos mais reconhecidos do mundo. Ele dividirá o palco com o cantor britânico Robbie Williams, acompanhado pela cantora americana Nicole Scherzinger (ex-vocalista do grupo Pussycat Dolls). Após o sorteio, o grupo Village People encerrará o espetáculo com o clássico Y.M.C.A. A Fifa ainda anunciará, posteriormente, os responsáveis por conduzir oficialmente o sorteio das seleções.
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Ver essa foto no InstagramPublicidade
A Copa do Mundo será entre 11 de junho e 19 de julho. As sedes serão MetLife Stadium (New Jersey), Mercedes-Benz Stadium (Atlanta), Lincoln Financial Field (Philadelphia), Lumen Field (Seattle), Hard Rock Stadium (Miami), AT&T Stadium (Dallas), NRG Stadium (Houston), SoFi Stadium (Los Angeles), Levi’s Stadium (San Francisco), Gillette Stadium (Boston), Arrowhead Stadium (Kansas City), Estadio Banorte Azteca (Cidade do México), Estadio BBVA (Monterrey), Estadio Akron (Guadalajara), BMO Field (Toronto) e BC Place (Vancouver).
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!