Santa Cruz do Sul lançou, na última segunda-feira, 8, a Cartilha Orientativa de Compras Públicas, desenvolvida em parceria com o Sebrae RS para facilitar o acesso de empresas locais aos processos licitatórios do município. O material é resultado da consultoria oferecida pelo Sebrae dentro do programa Cidade Empreendedora, que estruturou ações voltadas à modernização, transparência e competitividade nas compras públicas.
A iniciativa busca ampliar a participação de negócios locais nos leilões eletrônicos e demais modalidades de contratação. Para Alexandre Schmitt, analista territorial do Sebrae RS, o trabalho desenvolvido foi fundamental para qualificar os processos. “A consultoria em compras públicas é essencial para garantir transparência e eficiência nos processos do município. A construção de uma cartilha orientadora fortalece a participação dos empresários locais, promovendo inclusão e competitividade. Essa iniciativa contribui para o desenvolvimento econômico regional e para uma gestão pública mais acessível”, destacou.
LEIA TAMBÉM: Eventos do Sebrae/RS reúnem lideranças de municípios gaúchos para debater empreendedorismo
Publicidade
A Subsecretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Anette Schiemann Pegas, reforçou que a cartilha representa um avanço estratégico dentro do programa Cidade Empreendedora. Segundo ela, “a cidade realmente quer incentivar cada vez mais que negócios locais vendam para a Prefeitura. O lançamento oficial do material, junto ao direcionamento para as compras públicas por leilões eletrônicos, reúne empresas, contadores e entidades interessadas nessa oportunidade. A cartilha facilita o aprendizado de como participar dos processos e deve ampliar o número de negócios inseridos nos leilões de Santa Cruz do Sul”.
Anette também destacou a importância da consultoria do Sebrae para o alinhamento interno da gestão municipal. “Com a entrada da nova gestão, houve muitas mudanças de posições, e a consultoria nos ajudou a consolidar a equipe e fortalecer o projeto, que foi multidisciplinar. Aprendemos a integrar os diversos departamentos, como a Casa do Empreendedor e a Secretaria da Fazenda, o que aprimorou serviços e comunicação, sempre com o objetivo de atender melhor o cidadão”, explicou.
LEIA TAMBÉM: Cobrança do IPVA 2026 deverá arrecadar R$ 98,6 milhões em Santa Cruz
Publicidade
Com o lançamento da cartilha, Santa Cruz do Sul reforça sua estratégia de tornar as compras públicas mais acessíveis, qualificadas e conectadas ao desenvolvimento dos negócios locais.
→ Acesse o material pelo link.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!