Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SÉTIMA ARTE

Abertas as inscrições para o 9º Festival Santa Cruz de Cinema

Auditório central da Unisc exibe os curtas-metragens da Mostra Competitiva e Olhares Daqui e a premiação entre os dias 15 e 19 de junho | Foto: Rodrigo Assmann/Banco de Imagens/GS

O 9º Festival Santa Cruz de Cinema está com as inscrições abertas para os curtas-metragens. Cineastas de todo o País podem enviar seus trabalhos – que podem ter até 25 minutos de duração – até o dia 2 de março. Filmes de ficção, animação e documentário, finalizados após o dia 1º de janeiro de 2024, são aceitos. Para participar, basta acessar a ficha de inscrição

Para a Mostra Competitiva, serão selecionados 18 filmes, sendo 12 nacionais e seis regionais. Eles competem pelos troféus Tipuanas em 13 categorias. Cada obra escolhida deverá indicar um representante (integrante da equipe ou do elenco) para estar no festival e participar das atividades.

Já na Mostra Olhares Daqui, serão escolhidos três trabalhos universitários ligados às disciplinas dos cursos de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). As obras vão disputar o prêmio de Melhor Filme.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Ator Reginaldo Faria será o homenageado em 2026 no Festival Santa Cruz de Cinema

Consolidado no circuito de festivais brasileiros, o evento exibe e premia obras cinematográficas locais, gaúchas e nacionais. Além das sessões, que ocorrem de segunda a quinta-feira, serão realizadas oficinas e debates sobre o setor audiovisual, com a presença de profissionais da área.

A 9ª edição do festival ocorre entre os dias 15 e 19 de junho, no auditório central da Unisc. Neste ano o homenageado será o ator Reginaldo Faria. Com 88 anos, o carioca tem uma vasta trajetória na televisão e no cinema. Atuou em novelas como Tieta, Vamp e Vale Tudo, cuja refilmagem está sendo exibida na TV Globo. Deixou também atuações marcantes em filmes clássicos brasileiros, incluindo Pra Frente, Brasil (1982), ao lado de Antônio Fagundes.

Publicidade

Faria ainda protagonizou o filme policial Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia (1977), que lhe rendeu o Kikito de Melhor Ator no Festival de Cinema de Gramado. E dirigiu oito produções, incluindo Barra Pesada (1977) e Quem tem Medo de Lobisomem? (1975).

RELEMBRE: Soneca e Jupa é eleito o melhor filme do 8º Festival Santa Cruz de Cinema

Para saber

O Festival Santa Cruz de Cinema é uma realização do Sesc/RS – Unidade Operacional Santa Cruz do Sul; da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) – cursos de Comunicação Social e da Pé de Coelho Filmes. A 9ª edição tem o patrocínio confirmado da JTI e da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE O FESTIVAL SANTA CRUZ DE CINEMA

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.