As fortes chuvas registradas nos últimos dias trouxeram de volta uma série de transtornos para moradores do Bairro Esmeralda, um dos mais antigos de Santa Cruz do Sul. Com mais de 40 anos, a região tem poucas bocas de lobo nas ruas e convive com uma série de obras que produzem entulhos. E muitos deles são arrastados pelas enxurradas, entupindo as valas de escoamento e ocasionando alagamentos em diversos pontos.
A presidente da Associação de Moradores do Bairro Esmeralda, Luiza Helena Lopes Chaves, relata que a maioria das ruas não tem pavimentação. “Toda vez que chove, o barro e as pedras descem e fecham as poucas bocas de lobo existentes. Isso diminui a vazão e essa água invade as residências”, conta.
VEJA: VÍDEOS: chuva intensa causa alagamentos em alguns pontos de Santa Cruz
Publicidade
Os problemas estão ocorrendo nas ruas Cambará, Portela, Crissiumal, Ruben Nelson Keller e Humaitá. Segundo Luiza, a região tem várias obras de construção civil e os entulhos estão contribuindo para agravar a situação. “Há uma obra entre as ruas Cambará e Portela que está prejudicando todos os moradores da volta desde 2024. Uma pessoa está com sua casa interditada em razão do barro ter encostado na moradia e provocar riscos.”
Há registros de transtornos por alagamentos ocasionados por outra construção na Rua Carlos Swarowsky, atingindo moradores do Corredor Zanette e região. “Temos também a obra da Fase, um ‘elefante branco’ que não termina nunca. De lá também desce muita água e barro e causa problemas”, afirma. Para a presidente da associação, a maioria dos transtornos é em decorrência de obras sem fiscalização na parte alta. “Não estão preocupados com quem está na parte baixa, que sofre as consequências a cada chuva forte por falta de bueiros.”
Luiza Chaves ressalta que os problemas no Esmeralda vêm ocorrendo há vários anos e, por isso, pede uma solução definitiva. “O que não dá mais é a Prefeitura vir aqui e fazer ações paliativas que não resolvem. A tubulação existente na parte baixa é antiga e tem canos pequenos”, enfatiza a presidente.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Moradores fazem protesto contra a falta de água no Bairro Renascença
Desconforto e prejuízos
Os relatos vêm de diversas pessoas que moram na região. “Moro na Cambará há 28 anos. Convivo com muitas preocupações: como vou entrar e sair de casa? Será que vai descer muito barro? Quem será o próximo motoqueiro que vai cair?”. Segundo esse morador, há dias em que não é possível pedir delivery, por exemplo, porque ninguém quer entregar.
“A Rua Portela, assim como várias outras do Esmeralda, segue sem ter atenção devida do governo municipal. Há mais de 30 anos que suplicamos por pavimentação, mas só fica na promessa”, diz outro morador. “Seguimos com poeira e também com o barro em dias de chuvas fortes. Elas se tornaram frequentes, e a água e o lodo invadindo calçadas, pátios, garagens e até mesmo casas.”
Publicidade
Em um terceiro relato, a moradora fala dos prejuízos causados pelas enxurradas. “Foi uma tristeza o tanto de barro que entrou, se perdeu roupeiro e cama. A chuva sempre abre valetas na rua, a água desce parecendo cachoeira. Precisamos urgente de um calçamento na rua.” Todos os moradores pediram para não serem identificados.
LEIA TAMBÉM: Geoparque Triássico vai unir ciência, preservação e desenvolvimento sustentável
O que diz a Prefeitura
A Secretaria de Obras e Infraestrutura está atuando de forma periódica no trabalho de manutenção das vias, realizando, inclusive, o trabalho de drenagem, o que tem evitado situações de alagamentos em vários pontos da cidade, que anteriormente eram muito frequentes.
Publicidade
As vias do Bairro Esmeralda também receberão uma atenção especial, inclusive com o projeto de pavimentação, que será executado pela gestão atual, incluindo as ruas Cambará e Portela, citadas pela presidente do bairro.
Dentro do cronograma de investimentos está a limpeza e a desobstrução de arroios, que até o momento totaliza cerca de 15 quilômetros de trabalho finalizado, e que tem evitado inundações nos últimos meses, apesar das fortes chuvas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!