Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

OKTOBERFEST

VÍDEO: Festa da Alegria tem retomada histórica

Foto: Alencar da Rosa

O desfile dos carros alegóricos mudou de local, mas não perdeu a sua capacidade de mobilizar o público que acompanha a festa

A noite da quinta-feira, 7 de outubro de 2021, entrou para a história de Santa Cruz do Sul. Marcou a retomada do maior evento do município e maior festa germânica do Rio Grande do Sul. Começou a 36ª Oktoberfest, que ganhou características sociais, além da tradicional programação voltada à gastronomia e à cultura.

No palco principal do Pavilhão Central, as mulheres marcaram a abertura oficial: a presidente da Oktoberfest, Roberta Pereira; a prefeita Helena Hermany; a presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Kelly Moraes, e a secretária-adjunta da Secretaria Estadual da Cultura, Gabriella Meindrad. Além, claro, da corte integrada pela rainha Luana Terezinha Rech; princesas Amanda Angélica Beckenkamp e Renata Maria Müller e soberana destaque Luiza Fischer de Almeida.

A família Fritz e Frida, Max e Milli não poderia ficar de fora. Conduzidos pela Banda Heilige, chegaram ao pavilhão apresentando o que dará o tom dos próximos dias na cidade: muita alegria.

LEIA MAIS: 36ª Oktoberfest terá apresentações de dança e muita música nesta sexta-feira

“A nossa marca na Oktober é a mistura do novo com a tradição, a inovação com a presença das raízes, mistura da cultura alemã com as outras etnias”, disse a presidente Roberta. Mistura que foi percebida em diversos momentos, com celulares de todos os formatos registrando cada momento. E, mais do que isso, fazendo a tecnologia levar a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul além das fronteiras. Foi o que fez a comerciária Sabrina Schoenneier. Ela transmitiu o desfile dos carros temáticos para seu pai, Egon, e tios, Valdemar e Hildegrad. Emocionados, tiveram a oportunidade de assistir à atração de suas casas, em Novo Hamburgo e Canoas.

Sabrina Schoenneier fez transmissão do desfile para familiares, que estão distantes | Fotos: Alencar da Rosa

Animação e anúncio marcam a noite

A primeira noite da festa se completa com o esperado anúncio da construção do Centro de Eventos de Santa Cruz do Sul. A prefeita Helena e o vice Elstor Desbessell assinaram o protocolo de início das obras, que terão investimento de R$ 10 milhões. A estrutura, com quase 6 mil metros quadrados, será montada entre os pavilhões 2 e 3 do parque, podendo ser utilizada nas próximas edições da festa. “Ficará como legado, porque nos próximos anos não será preciso montar tanta estrutura extra para a realização da festa”, frisou Helena.

Após o anúncio-surpresa, o público foi acompanhar o tradicional desfile dos carros temáticos. Costumeiramente na Rua Marechal Floriano, foi realizado desta vez na Avenida Oktoberfest, dentro do parque – nada que diminuísse a empolgação dos participantes. É o caso de Monitielli Graff dos Santos, integrante do grupo das recepcionistas, que vão à frente dos carros levantando o público. Ela participa desde 2014 e diz ser motivo de uma alegria muito forte. “Nos contagiamos e levamos essa empolgação ao público. É único”, conta.

LEIA MAIS: Tudo que você precisa saber para aproveitar a 36ª Oktoberfest

Festa foi aberta oficialmente na noite dessa quinta | Foto: Bruno Pedry

A sequência do desfile teve o Fubica do Fritz; o carro alegórico da família Fritz e Frida; comissão executiva; grupo típico; as soberanas; a Joia da Rainha (Fiat 147 da família da rainha Luana, que foi capa da Gazeta do Sul quando da eleição das soberanas); o carro três (colonização e os imigrantes: os voluntários; o destaque para a comunidade; a bicicleta zig-zag-zug; as etnias e a união dos povos; a catedral e o chafariz; o carro dos sabores; a Estância da Oktober; a alusão à festa germânica e o Bierwagem que, neste ano, não distribui chope porque os protocolos determinam que o consumo seja apenas para quem estiver sentado.

Retomada

A sensação da noite era de realização e consagração pela oportunidade de vivenciar a retomada das atividades, neste que se torna o evento-teste. “Depois de dias difíceis, nosso pavilhão está repleto de pessoas que acreditam no amor e na união”, destaca a rainha Luana Terezinha Rech. “É uma alegria poder celebrar a cultura alemã e a integração com outras etnias de forma presencial, com os cuidados necessários”, acrescenta a secretária-adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad.

LEIA MAIS: FOTOS: primeiro desfile noturno empolga o público no Parque da Oktoberfest

A questão econômica foi destacada pela prefeita Helena Hermany e pela deputada Kelly Moraes. A chefe do Executivo reforçou a realização de 1.148 testes de Covid entre as pessoas que trabalham no evento. “A realização dessa festa permite que muitas pessoas também tenham um ganho extra, que possam auxiliar na manutenção das suas famílias”, enfatiza.

“A realização da festa marca a retomada da economia. É um momento de desafio, mas viemos nos desafiando e trabalhando para amenizar esta pandemia. Não tem cor, não tem partido. Ela nos une”, ressalta a deputada.

De braços abertos, rainha Luana, princesas Amanda e Renata e soberana destaque Luiza dão boas-vindas ao público da Oktoberfest

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DA OKTOBERFEST

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.