Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DADA A LARGADA

Ações sociais da Procissão das Criaturas serão voltadas à ONG Cavalo de Lata

Foto: Rafaelly Machado

Dada a largada para a Procissão das Criaturas de 2023: organizadores e parceiros durante a reunião na sede da ONG Cavalo de Lata

Os organizadores da Procissão das Criaturas vão intensificar a divulgação do evento nas próximas semanas. A edição deste ano acontecerá no dia 28 de outubro e já está com a programação definida, bem como as atrações do desfile e a entidade assistencial que será apoiada. Trata-se da ONG Cavalo de Lata, de Santa Cruz do Sul, que se dedica à recuperação de cavalos em situação de abandono, soltos em vias públicas, vítimas de maus-tratos e de exploração nos veículos de tração animal.

Essas foram algumas das informações detalhadas na tarde de sábado, na sede da ONG, localizada em Travessa Kipper, no interior do município. Representantes da organização, da entidade beneficiada e do grupo Insanos Moto Clube, de Santa Cruz do Sul, que fará a abertura do desfile em 2023, falaram sobre as primeiras definições. A estimativa é de que o público deste ano supere o de 2022 (de 50 mil pessoas) e varie entre 65 mil e 70 mil pessoas.

LEIA TAMBÉM: Sucesso, Procissão das Criaturas já se organiza para 2023

Publicidade

De acordo com um dos organizadores, Eduardo Dalla Costa, da Dalla Costa Brothers Eventos Temáticos, vários grupos de turistas e caravanas estão se organizando para participar. “Já recebemos o contato de agências de turismo que estão vendendo pacotes de viagem, com passagem por Santa Cruz e pelo desfile”, disse ele, evidenciando o caráter plural do evento. “A Procissão reúne todos os assuntos da cultura popular, brasileira e estrangeira; os materiais e produtos consumidos pela cultura dos streamings, das séries, dos filmes, da literatura e do folclore”, declarou.

Embora tenha essa diversidade, um dos destaques nesta edição de 2023 será a cultura oriental. Ao todo, o desfile contará com 17 alas. Nesse sentido, outra integrante da organização, Ana Luisa de Lara, da Criatudo Branding e Assessoria, observa que o evento “convida a todos e não depende de ingressos”. “É muito gratificante ver tanta gente feliz junto e sem pagar nada por isso”, considerou, sublinhando que, pelo segundo ano consecutivo, a Procissão das Criaturas integra o calendário de eventos do Estado.

LEIA TAMBÉM: Procissão das Criaturas: relembre alguns momentos da programação em 2022

Publicidade

Em 2022, cinco motociclistas fantasmas chamaram a atenção do público que prestigiou a Procissão. Eles pertencem ao Insanos Moto Clube, que renova a parceria neste ano e promete levar ainda mais surpresas para a Marechal Floriano, palco do desfile. Conforme um dos integrantes, Cláudio Marques, responsável pelo departamento social da divisão do grupo em Santa Cruz do Sul, o motoclube tem como principal propósito fazer ações sociais. “O nosso segmento é esse e ficamos satisfeitos em ajudar”, resumiu, contando que o grupo possui representatividade em 46 países, totalizando cerca de 8 mil integrantes em todas as divisões. “Aqui em Santa Cruz somos oito integrantes e iniciamos nossa formação em fevereiro de 2022”, acrescentou.

Além da participação no desfile, o motoclube ajudará a divulgar o trabalho da ONG Cavalo de Lata e a recolher doações no dia. Para tanto, estará presente na concentração que antecede o desfile, a partir das 18 horas, na Praça Getúlio Vargas. O desfile iniciará às 20 horas e se estenderá por quatro quadras, no trecho entre a Praça Getúlio Vargas e a Praça da Bandeira, com previsão de término às 21 horas. Após o encerramento, o público poderá participar de um evento que será organizado pela Associação dos Cervejeiros Artesanais de Santa Cruz do Sul (Acersc), com a participação de foodtrucks, artesãos e cervejeiros.

O casal responsável pela ONG, Ana Paula Knak e Jason Duani Vargas, destaca que podem ser feitas doações em dinheiro, via PIX; de tampinhas de garrafa pet, para o projeto Tampinha na Lata, outra ação da ONG; de alimentos, para distribuir às pessoas que trabalham com carroças de tração animal; e de ração, de qualquer tipo. A exemplo dos integrantes do motoclube, a Cavalo de Lata se somará a uma das alas do desfile.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Ana Paula Knak luta pela liberdade dos cavalos

Busca por recursos

O projeto Procissão das Criaturas está inscrito no Programa Nacional de Incentivo à Cultura (Pronac), sob o número 222701. O programa foi instituído pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet, que financia projetos artísticos e culturais. Nesse sentido, os organizadores destacam que a busca por recursos já começou.

“Temos duas frentes de recolhimento de recursos: uma é através do Pronac, por meio do qual pode ser destinado um percentual do Imposto de Renda retido na fonte, e outro é o repasse direto, por quem deseja contribuir para esse evento, que é um estímulo não só para a cultura, mas para movimentar toda a economia do município”, observou o organizador Eduardo Dalla Costa.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Aracy Balabanian morre aos 83 anos

Sobre a ONG

Além de se dedicar à recuperação de cavalos, a ONG Cavalo de Lata acompanha e dá suporte às famílias de recicladores em situação de vulnerabilidade social. A entidade está em atividade há 12 anos em Santa Cruz do Sul e atualmente tem 80 cavalos sob sua responsabilidade. Desde a fundação, estima-se que tenha atendido cerca de 300 animais. A idealizadora Ana Paula Knak agradeceu pelo apoio dos organizadores da Procissão e comentou sobre a importância de poder mostrar o trabalho da ONG durante o evento. “A procissão mexe com o imaginário e o sonho das pessoas. Para nós, o Cavalo de Lata sempre foi um sonho de vida. Entendemos que o cavalo gera uma conexão profunda de amor e a gente conseguir mostrar o nosso trabalho é muito gratificante”, reforçou.

Sobre a Procissão das Criaturas

A ideia surgiu a partir da influência das tradições do Halloween e pela forma com que a festividade integra todos os elementos da cultura popular. Com esse pensamento de integração, o projeto convida todos os elementos da cultura que atuam na formação da identidade da população. Tudo isso é reunido em um desfile que inclui danças, performances teatrais, carros temáticos, alegorias folclóricas, efeitos de luz e som, acompanhados por trios elétricos. O projeto é totalmente gratuito e, desde 2015, primeiro ano de realização, a Procissão das Criaturas beneficia uma entidade assistencial em cada edição.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE A PROCISSÃO DAS CRIATURAS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.