Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

deficiência intelectual e múltipla

Agosto Laranja: mês de conscientização e celebração nas Apaes

O Agosto Laranja é o mês dedicado à prevenção e à identificação de deficiências. De 21 a 28 de agosto é celebrada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, sendo que o 22 de agosto é o Dia Nacional do Excepcional. A data, uma das mais importantes do calendário das Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (Apaes), tem neste ano o tema “É tempo de transformar conhecimento em ação”.

A iniciativa busca divulgar informações sobre as condições sociais das pessoas com deficiência, como forma de superar as barreiras que as impedem de participar da coletividade e do mercado de trabalho em igualdade de condições com outras pessoas. Para a diretora da Apae de Santa Cruz do Sul, Ciséle Sehn de Borba, esta é mais uma oportunidade para evidenciar as garantias dos direitos das pessoas com deficiência.

LEIA MAIS: Emendas beneficiam Apae de Santa Cruz com R$ 150 mil

Publicidade

“Já existe a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, mas sempre podemos fazer mais. Por isso a ideia de criarmos um mês inteiro dedicado ao debate acerca da pessoa com deficiência. Nós da Apae falamos sobre a pessoa com deficiência intelectual e múltipla, mas precisamos incluir mais e debater com outras organizações e com a sociedade, para garantir de fato um debate plural e inclusivo”, destaca.

Apae de Santa Cruz do Sul atende atualmente 490 pessoas, com idades entre 3 meses e 72 anos, de diversos municípios da região

O ponto alto da programação no município será o plantio simbólico de 200 margaridas feitas de EVA em canteiros de flores distribuídos ao longo da Rua Marechal Floriano. A previsão é de que isso ocorra já nos próximos dias. “As flores na cor laranja, símbolo da Apae, foram feitas pelos nossos atendidos e são eles que irão decorar a rua. Nosso objetivo é fazer com que os pedestres colham estas flores e recebam informações, por meio deste ato, sobre os direitos dos deficientes, tornando suas ações mais inclusivas”, salienta.

Dentro da programação, o Palacinho e a Catedral São João Batista receberão uma iluminação especial, na cor laranja, como forma de incentivar a campanha.  Para os assistidos, o evento mais aguardado é a boate virtual, que será realizada no dia 26. A transmissão da live do Grupo Shake com o DJ Dru acontece a partir das 19 horas pelas redes sociais da Apae.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Apae completa 57 anos ao lado da comunidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.