Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

CAPACITAÇÃO

Agricultoras aprendem boas práticas para o preparo de frutas e hortaliças

Duas agricultoras de Passo do Sobrado participaram na última semana, no Centro de Treinamento da Emater/RS-Ascar de Fazenda Souza (Cefaz), em Caxias do Sul, do curso de processamento de frutas e hortaliças – módulo doce. De 25 a 28 de abril, Deise Ramone Ferreira e Adriana Roberta Eisermann aprenderam técnicas sobre boas práticas de fabricação, legislação, conservação de alimentos e teoria e prática no preparo de geleias, doces cremosos e em calda, compotas, desidratados, cristalizados, polpa de frutas, doces de corte, entre outros.

LEIA TAMBÉM: Nova edição do Jornal da Emater já está disponível

O curso foi 90% custeado pelo Sicredi, por meio da parceria entre a instituição financeira e a Emater, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que disponibilizou transporte até o local. A extensionista rural social da Emater, Ana Claudia Miotto, ressalta a importância da qualificação técnica para os agricultores que participam das atividades. “Os cursos são uma importante ferramenta para a qualificação das mulheres rurais, além de promover a segurança e soberania alimentar, bem como o aproveitamento de alimentos. Representam uma forma de agregação de valor e uma alternativa de empreender na propriedade rural”.

A Emater, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, possui seis centros de treinamento espalhados pelo Rio Grande do Sul. As unidades didáticas estão localizadas nos municípios de Caxias do Sul, Canguçu, Erechim, Montenegro, Nova Petrópolis e Teutônia, e oferecem cursos em diferentes áreas: apicultura, boas práticas de fabricação, dietas para bovinocultura de leite, inseminação artificial, mecanização agrícola, plantas medicinais, processamento de doces e hortaliças (doces e salgados), processamento artesanal de laticínios, vinificação, processamento artesanal de massas frescas, além de secagem e armazenagem de grãos, entre outros.

LEIA TAMBÉM: Emater recebe inscrições de agricultores para financiamento com recursos do Estado

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.