A chuva desta segunda-feira, 17, não impediu que dezenas de pessoas de toda a região do Vale do Rio Pardo se reunissem nesta manhã em Passo do Sobrado, para uma mobilização descentralizada da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag). Está em pauta a renegociação de dívidas, a facilitação das regras para acesso a programas e o enfrentamento de problemas climáticos.
A recepção aos participantes ocorreu no Salão Paroquial, e em seguida será realizada uma caminhada pelas ruas, levando as demandas às agências do Banco do Brasil, Sicredi e Banrisul.
LEIA TAMBÉM: Agricultores vão se mobilizar na segunda-feira
Publicidade
Lideranças públicas, representantes do movimento sindical dos trabalhadores na agricultura familiar e da Afubra destacaram os pontos que integram a pauta dessa mobilização, que ocorre em 16 diferentes pontos de todo o estado.
Na manhã desta segunda-feira, a Fetag-RS está reunida em Porto Alegre com a bancada gaúcha de deputados estaduais, federais e senadores, além de representantes de entidades e cooperativas, para entregar a pauta da mobilização estadual.
Objetivos da mobilização

A mobilização visa chamar a atenção dos governos para demandas urgentes dos agricultores. Entre as pautas em discussão estão: a busca pela aceitação de um projeto do movimento sindical que reúna todos os financiamentos em um único processo, possibilitando a postergação do pagamento por 12 ou 20 anos; a necessidade de prorrogação automática do vencimento de financiamentos feitos por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) por 120 dias; a revogação da resolução do CAR, que dificulta a cobertura do Proagro; a revisão do Desenrola Rural, para que contemple também os agricultores gaúchos; a anistia dos programas troca-troca de sementes de milho e plantas forrageiras; e a criação de um fundo de catástrofes para auxiliar os agricultores que enfrentam problemas climáticos.
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade