Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

SUSTENTABILIDADE

Alimento que vem do telhado: morador do Bairro Ana Nery mantém horta em cima da casa

Foto: Rafaelly Machado

Leomar cultiva verduras, legumes e frutas totalmente naturais no telhado de sua casa, utilizando adubo de compostagem

Quando o câncer chegou na vida de Leomar Willborn, de 66 anos, o tempo em casa se tornou mais cansativo que o normal. Muito ativo, o representante comercial precisava ficar mais resguardado, mas não queria ficar ocioso. Hoje em dia, ele já voltou a trabalhar, mas segue com hábitos que começou a cultivar há aproximadamente cinco anos.

Um desses costumes é a inusitada horta no telhado, da qual cuida com esmero. “A principal ideia é mostrar que não precisa ter um terreno para plantar, é só querer”, relata. A casa do Bairro Ana Nery é grande, mas com pouco espaço térreo para o cultivo de verduras, legumes e frutas. “Eu tive quatro tipos de câncer pra curar, então, me ocupava em casa cuidando das minhas plantas, para não ficar sem fazer nada. Desde jovem, quem fazia horta era eu, e assim continuo fazendo.”

LEIA TAMBÉM: Repensar 2022: projeto terá novas ações focadas no meio ambiente

Sem espaço no terreno, o telhado da casa se transformou em local de cultivo de variedades como alface, rabanete, rúcula e cebolinha, entre tantas outras opções de alimento natural e orgânico. E na casa de Willborn, tudo é reaproveitado. Resíduos orgânicos, como cascas e folhas, vão para a composteira e se transformam em adubo. 

Potes plásticos e até sacos da ração dos cachorros viram espaço onde as plantas vão se desenvolver. “Tudo eu aproveito”, enfatiza. E não somente os resíduos são reutilizados por ele. “Eu guardo a água da chuva também para molhar as plantas, porque a água com cloro não é boa para elas.”

Foto: Rafaelly Machado

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.