Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

SESSÃO SIMULADA

Alunos do Direito da Unisc apresentam projetos na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires

Foto: Bruna Lovato

Sessão simulada ocorreu na Câmara de Vereadores na quarta-feira com estudantes dos campi de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires

Os estudantes do terceiro semestre do curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) apresentaram na noite de quarta-feira, 29, os projetos de lei, sugeridos pelos alunos, aos vereadores de Venâncio Aires. A sessão simulada ocorreu na Câmara do município e reuniu estudantes dos campi de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires.

Atividade integra a disciplina Organização do Estado e dos Poderes do curso de Direito

Cerca de 50 estudantes participaram da atividade, que integra a disciplina Organização do Estado e dos Poderes, ministrada pela professora Caroline Muller. Já os estudantes de Venâncio tiveram o apoio do professor Ricardo Hermany, coordenador do curso de Direito em Venâncio e Sobradinho. Em maio, os alunos tiveram um primeiro contato com os vereadores em atividade realizada em Santa Cruz.
No fim das apresentações, cada vereador expôs comentários sobre os projetos. Vários foram os elogios quanto à iniciativa e ficou garantido que as ideias dos alunos serão estudadas pelo Legislativo. A sessão foi transmitida pelo Facebook da Unisc e pelo canal no YouTube Unisc Ao Vivo.

LEIA TAMBÉM: Exame da OAB aprova o maior índice de candidatos gaúchos da história da prova unificada

As propostas

  • Institui políticas públicas de enfrentamento do superendividamento na zona urbana de Venâncio Aires.
  • Criação do projeto Empresa Amiga da Leitura, para que empresas privadas façam doação de livros ou valores para a Biblioteca Pública Municipal, com emissão do selo Empresa Amiga da Leitura.
  • Institui o “Ponto Seguro” para mulheres usuárias do transporte coletivo urbano e rural das 22 horas às 5 horas.
  • Institui o Programa Municipal de Combate e Prevenção ao Abuso, Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
  • Dispõe sobre o Programa “Cidadania Legislativa” para consulta, sugestão e votação popular sobre matérias em tramitação na Câmara de Venâncio Aires.
  • Alteração na Lei de Acesso à Informação, na lei 5.248/2013. As informações sobre o dinheiro que vai para organizações do terceiro setor devem ser colocadas de maneira mais didática no Portal da Transparência.
  • Dispõe sobre a transmissão, ao vivo e via internet, das licitações do Poder Legislativo e do Poder Executivo.
  • Dispõe sobre a inserção de facilitadores de acesso à fonte de renda para mulheres em circunstância de violência doméstica.
  • Alterações na lei que regula o Conselho Municipal de Cultura e do Esporte de Venâncio Aires. Proposta de inclusão de atribuições como: fiscalizar criteriosamente as políticas públicas referentes à Cultura e Esportes executadas pela Prefeitura, bem como a aplicação dos recursos diretamente vinculados à Cultura e ao Esporte e colaborar na elaboração e divulgação do calendário de eventos culturais e esportivos do Município.

LEIA TAMBÉM: Curso de Direito da Unisc recebe Selo de Qualidade OAB Recomenda

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.