Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

protagonismo

Amanda Kothe Bartz: uma prenda que inspira gerações

Foto: Arquivo Pessoal

No olhar doce e no jeito sereno, a prenda mostra a sua força no modo de ser. Quando sobe aos palcos, ou ganha os tablados, encanta. Há uma década, especialmente, tem sido assim. Em 2015, aos 7 anos, Amanda Kothe Bartz começou a conquistar faixas em concursos tradicionalistas e não parou mais. Nas oito vezes em que concorreu, recebeu oito faixas. Quem vê a facilidade com que declama, dança e apresenta outros talentos pode nem imaginar que as vitórias são apenas reflexo do empenho e dedicação incansáveis da jovem gaúcha de 17 anos.

A jornada, cheia de aprendizados, desafios e muito comprometimento, com horas de estudo e momentos de lazer abdicados, tem rendido frutos. Da primeira faixa à última, em 2025, hoje Amanda volta a integrar o prendado do Estado, carregando no peito o título de 2ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul. Na 54ª Ciranda Cultural de Prendas, realizada em Osório, em maio, Amanda concorreu com outras 26 meninas em etapas criteriosas de avaliação, como prova escrita, artística e oral, redação e mostra folclórica.

LEIA TAMBÉM: Caderno Elas: Giulia Tolotti rompe barreiras no setor da construção civil

Publicidade

Na disputa, considerada de altíssimo nível, ela teve a chance de mostrar todo o potencial. Para ela, o papel de uma prenda vai muito além da faixa: é ser exemplo, é viver na prática os valores do tradicionalismo, como o respeito, a humildade, o comprometimento e o amor à cultura. “Ser prenda é mostrar com atitudes o quanto o tradicionalismo pode transformar vidas, assim como transformou a minha.”

Tanta história poderia estar atrelada a um costume de berço, mas foi por meio de uma amiga, na infância, que ela conheceu, aos 6 anos de idade, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lanceiros de Santa Cruz, no qual fez morada. O irmão Gabriel Kothe Bartz, de 15 anos, também foi eleito Piá do Rio Grande do Sul, na gestão 2022/23.

De dançarina de invernada artística a inspiração para aqueles que vêm ensaiando os primeiros passos, a estudante do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Estado de Goiás quer ir além. Entre os sonhos, é claro, não poderia faltar o de dançar no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) e o de conquistar outras faixas, que simbolizam o seu amor pelo Rio Grande.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Júlia Guerra, a miss que une beleza e propósito

Tradicionalismo como pertencimento

Para quem tem apreço pelo tradicionalismo, hobbies como a dança e a leitura, considera-se uma pessoa curiosa que adora aprender coisas novas e ter experiências diferentes, e sente felicidade ao compartilhar a vida com a família e os amigos, assim como a Amanda Bartz, a morada ideal parece mesmo ser um CTG.

Para a prenda, a decisão de cultuar as tradições ocorre naturalmente quando o jovem se sente acolhido e entende o propósito que envolve as tradições. Assim, ele se engaja com força e orgulho. “Vejo o tradicionalismo como um espaço de pertencimento, de identidade e de formação. É ali que muitos de nós aprendemos sobre respeito, responsabilidade, amizade e o valor das nossas raízes.”

Publicidade

Por isso, Amanda acredita ser fundamental o envolvimento das novas gerações. “Somos nós que daremos continuidade a tudo isso. E cabe a nós, também, encontrar formas de manter essa chama acesa, dialogando com o presente e sem perder a essência do passado.”

Os títulos conquistados

  • 1ª Prendinha do CTG Lanceiros de Santa Cruz – 2015/2016
  • 1ª Prendinha do CTG Lanceiros de Santa Cruz – 2017/2018
  • 1ª Prenda Mirim do CTG Lanceiros de Santa Cruz – 2018/2019
  • 1ª Prenda Mirim da 5ª Região Tradicionalista – 2019/2021
  • 2ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul – 2021/2022
  • 1ª Prenda Juvenil do CTG Lanceiros de Santa Cruz – 2023/2024
  • 1ª Prenda Juvenil da 5ª Região Tradicionalista – 2024/2025
  • 2ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul – 2025/2026

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EDITORIA ELAS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.