Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BELDADE

Amor que se transforma em samba no pé; veja a trajetória da Rainha do Carnaval de Santa Cruz

Foto: Bruno Pedry

Tudo que estou vivendo está sendo inesquecível. Saio de todos os momentos com o coração quentinho.

O brilho nos olhos de Stefani Taís da Silva Rodrigues é quase tão ofuscante quanto a coroa que ela carrega desde o começo deste mês, quando foi eleita Rainha do Carnaval de Santa Cruz do Sul. O adereço e a faixa vieram como reconhecimento de um amor que começou há muitos anos, quando a pequena santa-cruzense nem sonhava com a honra de dar rosto e nome às comemorações de Carnaval da cidade onde nasceu.

LEIA MAIS: Elas: caderno evidencia a alegria, beleza e samba no pé da Rainha do Carnaval de Santa Cruz

Verdade seja dita: ela sonhava, sim, com este momento, mas vivê-lo tem sido muito melhor do que qualquer desejo que pudesse ter feito a Deus ou às estrelas cadentes. Crescendo em meio às fantasias carnavalescas, ao brilho do Carnaval e à bateria da Acadêmicos do União – sua escola do coração –, nutriu uma paixão pela festa brasileira que é refletida em samba no pé, beleza e carisma. Esses atributos, inclusive, ela tem de sobra!

Publicidade

Carnaval de 2016: amor antigo

O início de um sonho

Stefani não lembra da primeira vez em que esteve na Acadêmicos do União ou qual foi o primeiro samba que embalou seus sonhos. O amor pelo Carnaval corre no sangue: “Meu pai tocava na bateria e minha mãe era coordenadora de ala, além de fazer as fantasias da ala em que eu desfilava”, conta. Sempre por perto, desde pequena ansiava por participar de cada detalhe de uma festa que já a encantava. “Sempre participei dos ensaios, de eventos, ajudava bastante na confecção dos adereços”, lembra.

O carinho pelo samba surgiu da mesma forma, através da família e do convívio com outros apaixonados pela cultura carnavalesca. “Sempre gostei de dançar, principalmente sambar. Lembro de quando era criança, ficava me imaginando como passista e passava tardes dançando na sala de casa.” Hoje, os pais já não são tão próximos do Carnaval, mas deixaram a Stefani o papel de honrar o legado da família. E assim ela tem feito.

Deu tudo certo

Com o apoio do namorado, Rafael Fontoura, e do irmão, Jeferson Alex da Silva Rodrigues, ela decidiu representar a escola do coração na disputa pela coroa deste ano – e mostrou ser capaz de realizar os sonhos da menina que um dia imaginou estar no coração do Carnaval santa-cruzense. Ao lado das princesas Nathaly Jordana Camargo de Sá e Karolaine Pereira dos Santos, e do rei momo Jader Silva, compõe a corte do Santafolia 2023. “Sempre sonhei em fazer parte da corte, mas nunca imaginei que seria como rainha”, recorda Stefani.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Show na Marechal Floriano; veja o que cada escola vai levar para o desfile deste sábado

Os meses que antecederam a coroação, no entanto, foram árduos. Muitas conversas, pesquisas e ensaios a prepararam para representar a Acadêmicos do União, deixando transbordar o amor em samba no pé. “Pude conhecer muito mais sobre os fundadores da escola, sobre a importância do nosso Carnaval, e aprender muito mais sobre o nosso município”, destaca.

O resultado foi alegria e realização: “É uma honra ser Rainha do Carnaval SantaFolia. Na hora do resultado, foi difícil conter as lágrimas. Foi muito emocionante, uma sensação inexplicável, por ver toda a minha trajetória e saber que todo o esforço valeu a pena”, diz.

Publicidade

Resistência

Carnaval é sinônimo de diversão para muitos, mas adquire um significado ainda mais especial para quem o vive diariamente, como Stefani. Para ela, a festa carrega ancestralidade e beleza. “Além de ser uma festa linda, o Carnaval significa resistência, recomeços, pois, mesmo com as dificuldades que às vezes enfrentamos, é possível manter o nosso Carnaval de pé”, ressalta. “Possuímos atualmente cinco escolas que dão o seu melhor todos os dias para que seja possível realizar os desfiles e encantar os santa-cruzenses.”

LEIA MAIS: Cinco escolas de samba prometem encantar público na Floriano; veja detalhes

Aos 23 anos, divide o tempo entre a faculdade de Pedagogia, o trabalho como atendente em uma Emei do município e a dedicação ao Carnaval. E não se arrepende do esforço empregado: “Para as meninas que sonham em ser rainhas ou fazer parte da corte, não desistam! Deus sabe a hora certa. Estudem, se dediquem, deem o melhor de si que o resultado é positivo.”

Publicidade

A rotina de rainha

Desde a coroação, a rotina de Stefani tem sido intensa. Além de arranjar um tempinho para a produção das fotos e a entrevista desta reportagem, ela foi jurada na escolha da Rainha de Bateria da Acadêmicos do União, fez visitas às escolas de samba da cidade e, é claro, abrilhantou a programação do CarnaElétrico, no recesso de Carnaval. “Todos os momentos desde a coroação foram marcantes”, conta. “Tudo que estou vivendo está sendo inesquecível. Saio de todos os momentos com o coração quentinho e agradecendo a Deus por tudo que estou vivendo.”

Em 2020, ela foi eleita Musa da Descida da Júlio | Foto: Arquivo Pessoal

A expectativa, agora, é pelo desfile deste sábado, quando a Marechal Floriano ficará colorida e animada com a passagem das cinco escolas de samba da cidade. “Acredito que vai ser lindo! Estamos vindo de sete anos sem o tradicional Carnaval. Tendo em vista os últimos eventos realizados na nossa cidade, a comunidade está com saudade de assistir aos desfiles e participar dos eventos carnavalescos”, frisa a soberana do SantaFolia.

LEIA TAMBÉM: A voz feminina que vai puxar o samba na Marechal Floriano

Publicidade

O amor que transborda em samba no pé | Foto: Bruno Pedry

Esta não é a primeira faixa de Stefani – ela também foi Musa da Descida da Júlio, em 2020 –, mas a coroação deste ano tem um gostinho especial na vida e na história dela. Ser escolhida como Rainha do Carnaval de Santa Cruz do Sul é a concretização de um sonho, segundo a santa-cruzense. “A experiência está sendo linda, todo o reconhecimento das pessoas, o carinho, os elogios por onde a gente passa. É inexplicável essa sensação.”

O desfile

O desfile de Carnaval, neste sábado, 25, encerra a programação do SantaFolia 2023. Será um dos momentos em que Stefani poderá brilhar e mostrar aos santa-cruzenses todo o samba no pé que fez dela rainha do Carnaval. As cinco escolas de Santa Cruz – Acadêmicos do União, Imperatriz do Sol, Imperadores do Ritmo, Império da Zona Norte e Unidos de Santa Cruz – irão colorir a principal rua da cidade em um desfile animado, a partir das 20 horas.

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.