Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Radioterapia

Ana Nery tem nova tecnologia contra o câncer

Oito meses após o início das negociações, o Centro de Radioterapia do Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul, inaugurou ontem uma nova tecnologia de combate ao câncer. Conhecido como IMRT, o sistema de radioterapia de intensidade modulada permite a aplicação precisa de altas doses de radiação no volume alvo, minimizando as doses em tecidos saudáveis. Na prática, isso resulta em menos efeitos colaterais e melhora na qualidade de vida dos pacientes. 

Inicialmente, o tratamento só estará disponível para atendimentos particulares. Segundo a médica radio-oncologista Juliana Matiello, uma das responsáveis pela implantação do IMRT, o serviço gratuito é uma prática que depende do governo federal. Segundo Juliana, a técnica é indicada principalmente para casos de tumores na cabeça, pescoço e pélvis, mas pode ser aplicada em outros locais.

Para o diretor executivo do Hospital, Gilberto Gobbi, a novidade é uma conquista importante para a comunidade. “Somos pioneiros em oferecer a técnica na região, o que torna o município uma referência em radioterapia, assim como já é em tantos outros setores.”

A expectativa do Ana Nery agora é pela segunda máquina de tratamento, cedida pelo Ministério da Saúde. Com parte da estrutura do novo prédio já concluída, o hospital aguarda pela construção da sala de concreto e chumbo, que isola a radiação, onde o equipamento deve ser instalado. Essa segunda etapa deve ser executada pelo governo federal, e a nova unidade pode entrar em funcionando em um ano.

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.