Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

27ª EDIÇÃO

Anuário 2023 aborda a relevância que o tabaco tem para o agronegócio brasileiro

Foto: Rafaelly Machado

Com autoridades, lideranças e representantes das empresas, o restaurante do Hotel Águas Claras ficou lotado para o lançamento

Foi lançado oficialmente na manhã dessa sexta-feira, pela Editora Gazeta, o Anuário Brasileiro do Tabaco 2023. O evento ocorreu no Hotel Águas Claras e contou com a participação de lideranças do setor, autoridades dos municípios e regiões produtoras e representantes das empresas. Em sua 27ª edição, a publicação é referência em informações sobre a safra, o beneficiamento e a exportação do produto, bem como traz os principais projetos desenvolvidos pelas empresas e por instituições, dados e estatísticas do ano.

Em 144 páginas, os leitores podem obter informações precisas sobre as diferentes áreas que envolvem a produção, o processamento e a comercialização do tabaco. Nesta edição, o foco é mostrar a relevância que o tabaco tem para o agronegócio brasileiro, os números que movimenta na economia e o número de famílias e municípios que dependem da cultura para o seu sustento e desenvolvimento. Além disso, chama a atenção para a diversificação das propriedades, que cultivam ainda uma variada gama de alimentos para subsistência e venda.

LEIA MAIS: Editora Gazeta lança Anuário Brasileiro do Tabaco 2023

Publicidade

Em manifestação no lançamento, o gestor de Conteúdo Multimídia da Gazeta Grupo de Comunicações, Romar Rudolfo Beling, lembrou que a publicação se tornou referencial para todo o setor produtivo no País, para organismos públicos e privados e todos os que interagem com a cadeia produtiva do tabaco. “Por ser editado bilíngue, em português e inglês, se constitui como ferramenta para divulgar esse segmento para o mundo todo.”

Beling recordou ainda o pioneirismo editorial da Editora Gazeta, que, em 1997, lançou o Anuário do Tabaco. Com ele, abriu espaço para diversos outros anuários do agronegócio brasileiro e inaugurou um catálogo inteiramente novo. Ao comentar sobre o lançamento ter ocorrido em 2024, salientou que a decisão teve como motivo o adiamento da Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde. O evento estava inicialmente marcado para novembro do ano passado, mas ocorreu somente em fevereiro deste ano.

A cerimônia de lançamento reuniu mais de uma centena de autoridades, lideranças e representantes das fumageiras, tudo isso em um único ambiente e a apenas quatro dias do ínicio da 22ª Expoagro Afubra, cuja abertura está marcada para a próxima terça-feira, 19. “Temos aqui inclusive representação da Associação Internacional dos Produtores de Tabaco (ITGA, na sigla em inglês). Então, a cadeia produtiva já pode começar a lançar suas atenções para esse grande evento que ocorre na semana que vem”, concluiu Beling.

Publicidade

Publicação possui 144 páginas, com textos e tabelas editados em português e inglês | Foto: Rafaelly Machado

Opiniões

  • “É uma publicação muito bonita, com dados consistentes e artigos que exploram temas importantes para a cadeia do tabaco. É um documento que se torna referência para todos os interessados em conhecer um pouco mais do setor. Por ser editado em português e inglês, também pode ser explorado lá fora”, salienta o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), Giuseppe Lobo. A repercussão da COP, o debate sobre o mercado de cigarros ilegais e as novas tecnologias são algumas das pautas presentes no anuário e destacadas por Lobo.
  • “O Anuário tem sido muito importante e todos os anos traz as últimas notícias, informações e números. Por ter tradução em inglês, é usado para passar tudo isso ao pessoal do exterior. Tem uma amplitude muito relevante para o setor e por isso temos que cumprimentar a Gazeta Grupo de Comunicações por seu pioneirismo e todo o pessoal envolvido na produção desta edição”, declarou o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke.
  • “O Anuário representa o que tem de mais importante na nossa região, principalmente em Santa Cruz do Sul. O tabaco tem uma importância socioeconômica tão grande que a gente não consegue imaginar o alcance disso tudo. A publicação é fundamental, inclusive, para que as pessoas possam se guiar e planejar o futuro, além de saber o que vem pela frente. Todos os anos, há uma expectativa muito grande por esse lançamento”, afirmou o vice-presidente da Afubra e presidente da Câmara Setorial do Tabaco, Romeu Schneider.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.