O cenário da cadeia orizícola é atualizado no Anuário Brasileiro do Arroz 2022, que a Editora Gazeta, unidade da Gazeta Grupo de Comunicações, começa a distribuir, nas versões impressa e digital. Em 88 páginas, com textos em português e inglês, a publicação detalha o perfil nacional e também específico dos principais estados, além das contribuições da pesquisa. Um dos mais importantes produtos alimentares, o arroz tem seu grande polo de cultivo no Brasil na região Sul.
LEIA TAMBÉM: Inovação no manejo é destaque no Dia do Arroz
O Rio Grande do Sul, sozinho, responde por cerca de 70% de todo o cereal colhido no País. Além da produção irrigada, típica do Sul, as lavouras de sequeiro, ou de terras altas, no Centro-Oeste e no Norte, também são relevantes. E se no ciclo 2020/21 o Brasil alcançou o mais alto rendimento por área da história, pela primeira vez superior à marca de 7 mil quilos por hectare, na atual safra o aumento de custo de produção motivou recuo no plantio; isso, associado ainda à interferência do clima, deve provocar queda de cerca de 10% no volume a ser colhido.
Publicidade
Tal contexto, de menor oferta em relação ao ciclo anterior, terá influência direta no abastecimento das necessidades domésticas e também no planejamento para as exportações. O Brasil tem sido um importante fornecedor de arroz para o mercado internacional nos últimos anos. Além da circulação da edição impressa do anuário, a versão digital pode ser conferida no site, onde também estão disponíveis as demais publicações da editora.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade