Nesta semana, de 21 a 28 de agosto, é celebrada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, tendo como objetivo, divulgar conhecimentos sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais.
A semana também objetiva fomentar o desenvolvimento de conteúdos que conscientizem a sociedade sobre as necessidades desta população, com o intuito de combater a desinformação e o preconceito, além de promover inclusão e integração social.
A cada ano é definido um tema, que busca conscientizar a sociedade acerca de determinadas necessidades para inclusão plena. Autonomia, protagonismo e independência, têm sido conceitos recorrentes. Neste ano de 2022 o tema é “Superar barreiras para garantir inclusão”.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Novo projeto inicia junto ao horto medicinal da Apae durante as férias
Durante este período, cada APAE busca promover atividades que contemplem o objetivo da Semana Nacional, buscando promover integralmente a inclusão e integração social de todos os seus atendidos. Em Sobradinho, a Apae realizou no decorrer da semana, diversas ações e atividades referentes à comemoração. Na segunda-feira, 22, houve a divulgação da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com Dia da Beleza para todos os alunos da APAE. Na terça-feira, 23, Balada 2022 – XIII, Encontro Regional dos PCDS – Confraternização para os alunos em Arroio do Tigre. Já na quarta-feira, 24, ocorreram reuniões com as equipes de referência dos municípios atendidos e equipe da Apae, para troca de experiências e orientações, além de visitas ao comércio local com entrega de mimos de agradecimento pela ajuda prestada à Apae.

Nesta quinta-feira, 25, ocorreu gincana com as turmas da manhã e tarde. E hoje, 26, os alunos visitam o Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul e o cinema.
Publicidade
Para finalizar a programação, neste domingo, 28, haverá o Show Vida e Esperança, com o padre Ezequiel Dal Pozzo, no Parque da Fejão, em Sobradinho.
LEIA MAIS: Horta em formato de relógio vai fornecer chás medicinais e muito aprendizado na Apae
Conforme a diretora da Apae, Sahra Mainardi, o objetivo central desta semana, é conscientizar e colocar a sociedade em reflexão, no dever da igualdade para inclusão. “Estas ações se colocam como um meio de transformação da realidade, superando as barreiras que impedem pessoas com deficiência de participarem coletivamente, em igualdade de condições com as demais pessoas. Esse ano a semana tem como tema ‘Superar Barreiras para garantir a inclusão’. Neste sentido devemos fazer uma importante reflexão, que apesar dos muitos direitos e avanços conquistados por meio de legislações e políticas públicas, as pessoas com deficiência ainda sofrem resistência em usufruir de seus direitos”, destaca Sahra.
Publicidade