Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AÇÃO CONTRA O MOSQUITO

Aplicação de larvicida começa no Bairro Schulz; veja detalhes

Foto: Guilherme Neuhaus/Secom

Registro na aplicação do larvicida

Mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti começa nesta segunda-feira, 19, em Santa Cruz do Sul. Desta vez, trata-se da aplicação de larvicida biológico para controlar o aparecimento do inseto causador da dengue. O trabalho terá início às 7 horas, nas ruas do Bairro Schulz. Haverá a presença de agentes de endemias usando pulverizadores costais para aplicar o larvicida. Também será utilizada uma caminhonete com um equipamento de longo alcance para espalhar o produto.

LEIA TAMBÉM: Saiba como contribuir na consulta pública que irá discutir reequilíbrio no contrato da 287

Santa Cruz foi o primeiro município a adquirir o aparelho com alto cobertura para a distribuição de larvicida biológico. Como se trata de uma ação de grande abrangência, o secretário de Saúde, Fabiano Dupont, pediu o apoio da população para que a iniciativa atinja seus objetivos. A Vigilância Sanitária definiu o cronograma contemplando os bairros que têm apresentado um histórico de presença maior de larvas do Aedes nos últimos tempos. Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Francine Braga, ao longo desta semana cinco bairros receberão o larvicida biológico para mosquitos em geral. “Os critérios para aplicação serão considerados o índice de larvas positivas, conforme constatado pelo Levantamento de Índices Rápido para o Aedes (Lira), e também pelo número positivo de casos”, explicou.

Publicidade

Segundo ela, o produto, que é aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é totalmente seguro. Não afeta a saúde da população, nem dos animais e também não agride o meio ambiente. Os dados mais recentes da Saúde indicam que Santa Cruz tem 21 casos positivados para dengue, e 71 pessoas aguardam pelo resultado. Houve pelo menos uma morte, em um paciente acometido por comorbidades.

Cronograma de aplicação do larvicida em Santa Cruz

  • Segunda-feira – Bairro Schulz
  • Segunda e Terça-feira – Bairro Santa Vitória
  • Quarta-feira – Bairro Bonfim
  • Quinta e sexta – Bairro Santo Inácio
  • Sábado – Bairro Centro

Saúde adota nova estratégia no combate ao mosquito

Com o objetivo de combater a dengue, Arroio do Tigre, na região Centro-Serra, passou a contar com uma nova estratégia de monitoramento. Os agentes de combate às endemias estão empenhados na instalação de armadilhas ovitrampas, uma ferramenta inovadora projetada para capturar e contar os ovos do mosquito Aedes aegypti.

A abordagem de pesquisa considerada pioneira visa não só detectar a presença do vetor da doença, mas também proporcionar uma avaliação precisa da qualidade e eficácia das medidas de prevenção e controle já implementadas. Ao monitorar a quantidade de ovos depositados nas armadilhas, os municípios podem avaliar a eficácia de suas estratégias e ajustá-las conforme necessário para garantir uma proteção mais eficiente à população.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Hospital Ana Nery é reconhecido pela Anvisa por alta adesão às práticas de segurança do paciente

Para esta semana, está prevista a instalação de armadilhas em diversos pontos da área urbana. A iniciativa representa um marco, pois Arroio do Tigre torna-se, assim, o primeiro município da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (8ª CRS), com sede em Cachoeira do Sul, a aderir ao programa de Monitoramento de Ovitrampas. Ao adotar essa metodologia, os gestores de saúde pública esperam direcionar as ações de controle mecânico preventivo de modo mais eficiente.

Com medidas precisas baseadas em dados concretos, a expectativa é de que a comunidade possa se beneficiar de uma abordagem mais certeira na luta contra a dengue, assim como outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Publicidade

A secretária de Saúde, Diana Rauber Mergen, destaca também a importância da colaboração da comunidade no combate ao mosquito, pedindo que todos façam sua parte para evitar a proliferação do inseto. “É fundamental que cada cidadão esteja consciente de seu papel na prevenção da dengue. Com a participação de todos, podemos reduzir significativamente o risco de transmissão da doença”, afirmou a titular da pasta.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.