Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

longevidade

Apopesc debate melhorias para os idosos e alerta para golpes

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Santa Cruz do Sul (Apopesc) realizou, na tarde dessa terça-feira, 19, o evento “Pensando uma cidade para os idosos: vulnerabilidades e conquistas”. O objetivo foi discutir ações executadas ou a serem implementadas no município, com base nos Índices de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), da Fundação Getúlio Vargas. Além da prefeita Helena Hermany (Progressistas), estiveram presentes os vereadores Henrique Hermany (Progressistas) e Carlão Smidt (PSDB), além de outras pessoas ligadas ao tema.

O IDL é calculado com base em 50 indicadores divididos em sete variáveis: saúde, bem-estar, finanças, habitação, cultura, educação e trabalho. Os debates do evento abordaram cada um desses temas individualmente. No último relatório, emitido em 2020, Santa Cruz apareceu na 22ª posição geral entre 498 cidades brasileiras analisadas. O posicionamento melhora para o 11º lugar quando se considera somente a população de 75 anos ou mais.

LEIA TAMBÉM: Presidente da Apopesc completa 35 anos de entidade

Publicidade

Helena destacou a importância das políticas públicas para um melhor atendimento às pessoas de mais idade. “A população idosa cresce cada vez mais em Santa Cruz, e ela cresce com qualidade. Isso é muito importante”, disse. Para a prefeita, não basta que a expectativa de vida aumente se as pessoas enfrentam dificuldades. “Se nós não tivermos saúde, qualidade de vida e bem-estar, não adianta ficar vivendo por tantos anos”, afirmou.

Golpes

No âmbito das finanças, um dos principais pontos, a discussão girou em torno dos crimes de estelionato. O advogado Tibicuera Menna Barreto de Almeida, responsável pelo setor jurídico da associação, destacou a importância de que os idosos estejam informados e atentos para não sofrer golpes. “Orientamos que sempre desconfiem de propostas mirabolantes. Se está com dúvida, pergunte a alguém da família ou mesmo no banco”, observou. O vereador Henrique Hermany frisou que seria importante para Santa Cruz contar com uma delegacia especializada em atender os idosos, e disse que atuará junto ao governo do Estado para viabilizar a implantação.

LEIA TAMBÉM

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.