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SANTA CRUZ

Aprova Digital já está disponível para agilizar processos da construção civil

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

Já está oficialmente disponível o sistema 100% digital para o encaminhamento de projetos de construção à Prefeitura de Santa Cruz do Sul. A ferramenta, o Aprova Digital, foi apresentada em live na manhã desta quarta-feira, 18, aberta a profissionais do setor e à comunidade em geral. O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Orçamento (Sepor), Elstor Desbessell, disse que a Administração Municipal está atenta às necessidades da comunidade e a inovação tecnológica vem para agilizar processos internos e encaminhamentos necessários para a execução de empreendimentos. “Esta é uma novidade que trará velocidade e mais eficiência à análise dos processos”, considerou.

Desbessell enfatizou que a medida também representa uma grande medida para o meio ambiente, com o fim do uso de documentos de papel na tramitação das solicitações. O responsável pelo setor de análise de projetos da Sepor, arquiteto e urbanista Paulo Jorge Riss da Silva, salienta que o novo modelo tornará todo o processo mais prático e eficiente, tanto para a Prefeitura quanto para os construtores. Inicialmente, o Aprova Digital estará disponível para o encaminhamento de três tipos de processo – aprovação de projetos, certidões de viabilidade urbanística e Habite-se.

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Paulo Jorge vê a iniciativa como um marco para o município. “A Administração teve visão e coragem para encampar essa demanda”, avaliou. Ele estima que, em 2021, a secretaria recebeu cerca de 3,5 mil processos – entre alvarás para construção, pedidos para novos loteamentos, demolições, Habite-se, entre outros. Com o passar do tempo, a ideia é incorporar à ferramenta o encaminhamento de outros processos, além da integração com outras secretarias e até o Registro de Imóveis. “Desde o ano passado, o número de processos na área da construção civil tem registrado importante aumento em nosso município. O mercado está aquecido, especialmente com a vinda de novos empreendimentos, o que reforça a relevância de estarmos implementando um sistema mais ágil de análise”, destaca a prefeita Helena Hermany.

Durante os primeiros 90 dias, a Sepor manterá o atendimento híbrido, com o encaminhamento de processos físicos e digitais sendo aceitos. O período servirá para promover ajustes e adequações ao sistema. Também está prevista a realização de workshops em parceria com o Sinduscon e a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (Seasc) para preparar os profissionais para o uso da ferramenta. O Aprova Digital é um processo eletrônico e 100% digital, que já é usado em mais de 60 municípios brasileiros. Santa Cruz do Sul é a segunda cidade do Estado a adotar a plataforma. Para utilizá-la, é necessário criar uma conta, com login e senha. No próprio link, há indicações sobre utilização e acesso ao suporte virtual.

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