Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Tabaco

Assembleia anual da Afubra será por videoconferência

Encontro reúne mais de 500 produtores, assim como no ano passado

A tradicional assembleia ordinária anual da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) desta vez não ocorrerá na sua fórmula usual, em função da pandemia do coronavírus. O encontro, realizado há 65 anos, estava marcada para o dia 31 de julho, no Teatro do Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul. Dirigido especificamente a associados, e que costuma reunir mais de 500 agricultores, vindos de diversos municípios do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina, o evento neste ano deverá ocorrer por videoconferência entre membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, para evitar aglomerações.

O presidente da Afubra, Benício Albano Werner, explicou que, além das medidas restritivas de distanciamento e higienização, o deslocamento dos associados que residem nos estados vizinhos também causa apreensão, já que o transporte coletivo interestadual está suspenso. “É uma situação muito difícil. Nunca se previu isso dentro do estatuto, mas estamos analisando quais são as condições mais viáveis para que ela possa acontecer. A única certeza é de que na forma presencial ela não ocorrerá no mês de julho”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Afubra reajusta em 5,99% a cota do sistema mutualista

A realização de uma videoconferência entre membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal deverá tratar sobre as deliberações e definições das regras do Sistema Mutualista para a nova safra de tabaco. No entanto, a homologação ocorrerá somente na próxima assembleia, ainda sem data definida, esclareceu o presidente.

“O conselho tem condições de deliberar e aprovar, e depois a decisão seria homologada na próxima assembleia”, enfatizou Werner. Entre as questões mais importantes que devem ser abordadas está o valor da unidade referencial mutual, que atualmente se encontra em R$ 13,47, e a taxa que se aplica para calcular a contribuição do produtor para ter auxílio de danos à lavoura, que é de 5,2%.”

LEIA TAMBÉM: Definidas datas da Expoagro Afubra 2021

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.