Durante reunião realizada nesta terça-feira, 24, os líderes de bancada da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovaram, por unanimidade, um convite para que representantes do governo estadual participem do próximo encontro do colégio de líderes. O objetivo é discutir a situação das obras dos sistemas de proteção contra cheias, diante dos recentes episódios de inundação que afetaram o Estado.
A proposição partiu do deputado Miguel Rossetto (PT), líder da bancada PT/PCdoB, que destacou a gravidade do cenário atual. “Queremos fazer uma avaliação sobre a situação dramática do Rio Grande do Sul, fazer um balanço do que foi feito e o que não foi feito e construir uma agenda de trabalho sobre os investimentos necessários para proteger a nossa população”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Paulo Guedes destaca potencial de crescimento da América Latina
Publicidade
Conforme dados da Defesa Civil Estadual, 146 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas nos últimos dias, e 25 já decretaram situação de emergência. O número de pessoas fora de casa também é significativo: mais de mil estão abrigadas e cerca de oito mil estão desalojadas. Até o momento, foram registradas quatro mortes em decorrência dos temporais.
Rossetto ressaltou que o governo federal já liberou R$ 6,5 bilhões para recuperação dos sistemas de proteção contra cheias na Região Metropolitana, e outros R$ 14 bilhões estão garantidos com a suspensão do pagamento da dívida do Estado. Os recursos, segundo o parlamentar, devem ser utilizados de forma ágil e eficiente.
“As enchentes são um tema central para o Estado, por isso é preciso criar um sentido de urgência e iniciar as obras necessárias aproveitando os recursos disponíveis”, enfatizou. A expectativa é de que a liderança do governo estadual articule a presença de representantes já para a próxima reunião de líderes.
Publicidade