Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ORIENTE MÉDIO

Ataque do Hamas contra Israel deixa mais de 700 mortos

Foto: Getty Images

Israel declarou guerra ao grupo extremista islâmico armado Hamas após um ataque surpresa no último sábado, 7. As ofensivas foram concentradas na parte sul do país, com o lançamento de milhares de foguetes e investidas pelo ar e pela terra. O grupo, que luta pela definição do território da Palestina, se infiltrou em Israel através da Faixa de Gaza e se espalhou por vários locais dentro do país. Até a manhã desta segunda-feira, 9, eram mais de 700 israelenses mortos e dezenas de reféns capturados. Conforme o exército do país, após a maior mobilização da história, eles em breve partirão para ofensiva.

LEIA TAMBÉM: Santa-cruzense que mora em Israel fala sobre a rotina durante ataques

Após dois dias do começo dos ataques, os extremistas islâmicos seguem escondidos, enquanto as tropas israelenses seguem atuando para removê-los do território. Só na Faixa de Gaza, foram mais de 500 mortos durante a ofensiva de sábado. A invasão a uma festa ao ar livre fez 260 vítimas, segundo a mídia local. O bloqueio está sendo reforçado e, segundo o porta-voz militar chefe do país, contra-almirante Daniel Hagari, o controle das comunidades invadidas já foi restabelecido.

Publicidade

O conflito entre Israel e Palestina já dura décadas. Para o Hamas, o ataque desse fim de semana é justificado pelo bloqueio de 16 anos na Faixa de Gaza e pela repressão israelense na Cisjordânia. Enquanto isso, o país judeu e os países ocidentais repreendem a atitude dos extremistas, dizendo que nada justifica a matança intencional de civis. 300 mil reservistas israelenses foram mobilizados pelo confronto.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.