O Avenida deu mais um passo importante para ficar na primeira divisão do Gauchão ao golear o Pelotas por 4 a 1 na tarde deste domingo, 9, pela quinta e penúltima rodada do quadrangular da morte. Com o resultado, o Periquito chegou aos oito pontos e ficou na vice-liderança. Na última rodada, o time alviverde enfrenta o Brasil no Estádio Bento Freitas, em Pelotas. O duelo ainda não tem dia e horário confirmados pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). O Avenida joga por vitória, empate ou até derrota por dois gols de diferença em razão do melhor saldo. Lanterna com quatro pontos, o Lobão já está rebaixado para a Série A2.
O técnico Gabriel Dutra escalou Laion na lateral direita e montou o meio-campo com três volantes: Amaral, Zé Vitor e Luiz Meneses. O ataque teve Caíque, Matheus Martins e Michel. Com menos de 1 minuto, o Pelotas chegou ao ataque. Ruster finalizou e Rodrigo Mamá fez defesa tranquila. Os visitantes eram melhores em campo e voltaram a ameaçar aos 15. Léo Ferraz tentou o arremate e mandou em cima de Dadalt.
Mesmo com três volantes, o Periquito tinha muitas dificuldades de encaixar a marcação. Já o time áureo-cerúleo encontrava espaços e rondava a área adversária. Ruster bateu e a bola desviou em Micael, saindo a escanteio. Aos 19, ele concluiu de longe e Mamá segurou firme. O Avenida só apareceu com perigo aos 20. Caíque cruzou da esquerda e Yuri Bigode salvou o Lobão.
Publicidade
Aos 24, Jiménez recebeu na linha de fundo, ingressou na área e tentou o cruzamento fechado. A bola passou na frente do gol, mas nem ninguém conseguiu concluir. O Pelotas respondeu na sequência. Cesinha arriscou da intermediária e Mamá defendeu em dois tempos. O Periquito teve uma boa chance aos 33. Caíque invadiu a área pela direita e tentou o cruzamento. Bem posicionado, Jorge fez a defesa.
O duelo era movimentado e Mamá precisou trabalhar mais uma vez aos 35, quando Vinícius mandou uma bomba e o goleiro alviverde fez grande intervenção no canto esquerdo.
Logo depois, Gabriel Dutra precisou fazer a primeira mudança por motivo de lesão. Após sentir o músculo adutor da coxa, Matheus Martins saiu para a entrada de Bustamante. Quando o relógio marcava 38, o Periquito largou na frente. Em uma boa jogada individual pela esquerda, Caíque avançou até a grande área, cortou para o meio e finalizou no canto esquerdo, sem chance para Jorge.
No segundo tempo, o Periquito ficou ainda mais tranquilo após fazer 2 a 0. Laion cruzou rasteiro da direita, o goleiro Jorge afastou parcialmente e a bola sobrou para Caíque. Dentro da área, o camisa 11 soltou uma paulada no ângulo. Aos 12, o Pelotas quase descontou o prejuízo. Léo Ferraz cruzou na medida para Warlei. Na pequena área, e sem qualquer marcação, o atacante cabeceou e Mamá fez uma defesa espetacular.
Publicidade
O Lobão partiu para o tudo ou nada e diminuiu aos 27 minutos. E com a lei do ex. Xandy recebeu pela esquerda, passou pela marcação de Laion e Micael e finalizou no canto do goleiro alviverde, que nada pôde fazer: 2 a 1. Aos 32, os visitantes empataram, mas não valeu. Após lançamento para a entrada da grande área, Warlei desviou de cabeça e a bolou fica com Venício. O volante ganhou de Dadalt e tocou na saída do goleiro Rodrigo Mamá. Porém, o árbitro Jonathan Pinheiro confirmou impedimento na jogada.
Sonolento, o Avenida ameaçou somente aos 37. Amaral tocou para JP Barbales, que finalizou e Jorge impediu o gol. Mas, aos 45, Bardales não perdoou. Em contra-ataque do Nida, Bustamante acha bom passe para Laion, que chegou no fundo e cruzou. JP Bardales finalizou com perfeição e amplia o marcador para o Avenida. Ele mesmo voltou a balançar as redes aos 53, em mais um passe de Laion: 4 a 1 e o Avenida ficou mais perto de permanecer na elite estadual. O Lobão caiu para a Divisão de Acesso.
FICHA TÉCNICA
GAUCHÃO 2025 – QUADRANGULAR DA MORTE – 5ª RODADA
AVENIDA 4 x 1 PELOTAS
Publicidade
Local: Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul
Data: 09/03/2025, domingo
Horário: 16 horas
Arbitragem: Jonathan Benkenstein Pinheiro, auxiliado por Lúcio Beiersdorf Flor e Claiton Timm
VAR: Marcello Ignácio Domingues Neto
Cartões amarelos: Zé Vitor e Rodrigo Mamá (Avenida); Cesinha, Luizinho, Mateus Silva e Bruno Ré (Pelotas)
Gols: Avenida – Caíque (38/1ºT e 2/2ºT) e JP Bardales (45/2ºT e 53/2ºT); Pelotas – Xandy (27/2ºT)
AVENIDA: Rodrigo Mamá; Laion, Micael, Dadalt e Jiménez; Amaral, Zé Vitor (Gorgoroso) e Luiz Meneses (Kevlin); Caíque (Tallyson), Matheus Martins (Bustamante) e Michel (JP Bardales)
Técnico: Gabriel Dutra
PELOTAS: Jorge; Gusso, Massaia, Yuri e Bryan Gabriel; Mateus Silva (Jacone), Venicio e Cesinha (Luizinho); Léo Ferraz (Xandy), Ruster (Emerson) e Warlei
Técnico:Alessandro Telles
Publicidade