Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Vale do Rio Pardo

Banco Social de Tecnologia beneficia escolas públicas e instituições assistenciais

Nascido das discussões do Fórum Temático de Tecnologia e Inovação do Projeto Santa Cruz Novos Rumos, agora coordenado pela Associação de Entidades Empresariais (Assemp) de Santa Cruz do Sul, o Banco Social de Tecnologia (BTEC) foi fundado na noite desta terça-feira, 23, em assembleia com a presença de autoridades, convidados e imprensa. O evento, realizado no auditório da Assemp, marcou a implantação da iniciativa que vai beneficiar escolas públicas e instituições assistenciais da região com equipamentos tecnológicos.

Conforme o presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Comciti) e vice-presidente de Desenvolvimento da Assemp, Eduardo Kroth, nos últimos anos, o Projeto Santa Cruz Novos Rumos, por meio do Fórum Temático de Tecnologia e Inovação, e junto com as demais entidades apoiadoras, tem focado na educação para computação. “Criamos o BTEC pensando em dois vieses, um na atualização de equipamentos e suporte técnico adequado aos laboratórios de informática das escolas e instituições, e outro nas dificuldades que as empresas médias e grandes têm em destinar os computadores usados”, destacou.

Kroth explica que o BTEC consiste na coleta e distribuição de equipamentos tecnológicos, não só computadores, mas celulares, impressoras, entre outros aparelhos. “O BTEC fará o processo por completo, atendendo as prioridades de todos os envolvidos, das empresas com a destinação correta e das escolas e instituições que receberão as doações”, ressaltou. Os materiais doados serão consertados e preparados para uso público por estudantes de informática do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e do Centro de Educação Profissional (Cepru) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). 

De acordo com Kroth, ainda não tem uma lista de contempladas. Entretanto, “só a rede municipal de ensino tem 497 computadores, a maioria obsoleta, sem contar as dificuldades de manutenção existentes”, completou ele. Assim que a entidade estiver em funcionamento, serão divulgados os locais e a forma de encaminhamento de equipamentos para doação. A iniciativa é uma promoção da Assemp em parceria com o Comciti, Senac-RS, Senai-RS e Unisc, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul (CDL) e Associação das Empresas de Tecnologia da Informação dos Vales do Rio Pardo e Taquari (ATIVales).

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.