Ações rápidas realizadas com preparo e tranquilidade. Foi dessa forma que o bombeiro militar Jonathan Luis dos Santos Bolzan, 36 anos, que atua há 15 na corporação de Rio Pardo, transformou-se em herói após salvar a vida de duas pessoas vítimas de engasgamento. O primeiro caso foi de um bebê com apenas um ano de idade, que estava com um cadeado de metal nas vias aéreas. Dois dias depois, o soldado atendeu um adulto que se engasgou com um pedaço de carne durante uma festa de casamento.
Sobre o primeiro episódio, ocorrido na última terça-feira, 10, Bolzan conta que por volta de 19 horas fazia a manutenção das viaturas quando escutou a buzina de um carro preto em direção ao quartel. “Quando vi, saí correndo em direção ao veículo. A mãe me alcançou o bebê e vi que ele estava mole e sem respiração. De forma imediata, coloquei a criança com o rosto na palma da minha mão e pressionei com massagem nas costas para desobstruir as vias respiratórias.”
LEIA TAMBÉM: Chuva intensa causa estragos e mobiliza Defesa Civil em municípios da região
Publicidade
Após a chamada Manobra de Heimlich, a criança retomou a consciência. “Quando o bebê chorou, foi uma sensação de alívio para todos”, recorda. Bolzan ficou surpreso com o fato de o bebê ter se engasgado com um cadeado. “Vi que não era líquido e que ele tinha ingerido um cadeado. Fiquei espantado na hora.” Lembra que a peça possuía um tamanho considerável e poderia ter ocasionado uma lesão grave. O cadeado foi expelido pelo bebê, que ainda estava no colo da mãe dentro do carro.
Após o salvamento, o menino foi levado pela família e passou por atendimento médico no Hospital Regional de Rio Pardo. Depois do fato, a mãe encaminhou áudios a familiares próximos de Bolzan, nos quais agradece pela ação rápida. Essa não foi a primeira vez que Bolzan salvou a vida de um recém-nascido em condições semelhantes. Ele recorda que em 2018 também atendeu um bebê de 4 anos por engasgamento com leite. “Naquela vez, eu fiz o salvamento por telefone. A mãe e a irmã ligaram para o quartel. Eu atendi, e a mãe relatou que a criança estava engasgada com leite”, lembra.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz pede apoio de voluntários para cuidar de animais resgatados no Bairro Navegantes
Publicidade
“Pedi que a irmã deixasse o telefone no viva-voz e passei as orientações sobre a manobra de Heimlich, que foi realizada pela família. Depois fomos até a casa e constatamos que a criança havia sido salva com êxito”, recorda. Andrieli Barros, 22 anos, mãe de Dionatan Barros, um ano, fala do sentimento de gratidão com o trabalho feito pelo soldado Bolzan no atendimento ao bebê. “São heróis e devo muito a eles. Só temos a agradecer por terem salvado a vida de meu filho.” Segundo Andrieli, o bebê está bem. “Graças a Deus, não ficou com nenhuma lesão. Só machucou um pouco a garganta, mas nada grave.”
Homem se engasgou com pedaço de carne
Após o caso do bebê com o cadeado, Bolzan se deparou com outra situação de risco. Desta vez, envolvia um adulto engasgado com pedaço de carne durante uma festa de casamento que ocorreu na última quinta-feira, em Rio Pardo. “Uma mulher pediu ajuda, seu pai estava engasgado. Saí correndo e realizei manobras de compressão no estômago para ajudar. Graças a Deus ele conseguiu, mas foi difícil”, disse.
LEIA TAMBÉM: Vice-governador do Estado garante retomada das obras da ERS-410
Publicidade
Bolzan destaca a importância de estar preparado para as mais diferentes situações. “Trabalhamos todos os dias com uma diversidade de ocorrências onde precisamos sempre estar preparados. Nesses dois casos procurei agir com profissionalismo e tranquilidade para ter êxito, pois se conseguir salvar uma vida, já ganhei o dia com sensação de alívio e dever cumprido.”
Treinamento é diário, segundo comandante
O tenente Adriano Thomaz parabenizou o soldado Bolzan pelo trabalho realizado. O comandante atribui o resultado positivo das duas ações ao treinamento que é feito de forma frequente com o efetivo.
“O treinamento e a repetição fizeram com que ele tivesse a tranquilidade para agir com naturalidade nessas duas situações, que felizmente terminaram com final feliz. Temos treinamentos diários em todos os aspectos e nas mais variadas demandas para estarmos preparados quando a ocorrência acontece.”
LEIA TAMBÉM: Defesa Civil retira famílias em situação de risco no Loteamento Navegantes
Publicidade
Como agir em casos de engasgamento
Para casos de engasgamento, o tenente Adriano Thomaz, comandante do Corpo de Bombeiros Militares de Rio Pardo, pede que as pessoas entrem em contato pelo telefone 193 para receberem orientações caso estejam longe de uma sede dos Bombeiros. “Se não conseguir sinal de telefone, é importante colocar a pessoa em um carro e tentar levar o mais rápido possível até a sede dos Bombeiros ou unidade de saúde, onde há pessoas preparadas para essas situações”.
No caso de crianças até 4 anos, o comandante orienta os pais e responsáveis a terem muita atenção com os mais diversos objetos pequenos. “A criança pequena tem curiosidade e coloca tudo na boca. É preciso ter cuidado e atenção, e não deixar ao alcance das mãos.”
LEIA TAMBÉM: Justiça autoriza Prefeitura a nomear mais atendentes de Emei; saiba quantos serão chamados
Publicidade
Nos casos de engasgamento com líquido, que na maioria das vezes acontecem com leite materno, orienta as pessoas a realizarem a manobra de Heimlich. “É importante deixar a criança com a cabeça com o rosto para baixo e realizar compressões nas costas, para que ela possa expelir o liquido e desobstruir as vias respiratórias. Normalmente se tem sucesso na primeira abordagem”, diz. “Se a criança seguir não respirando, é colocar ela com a barriga para cima e fazer cinco compressões na boca do estômago para expelir o corpo estranho.”
Manobra de Heinlich
A Manobra de Heimlich é um procedimento de primeiros socorros utilizado para desobstruir as vias aéreas de uma pessoa que está engasgada com um corpo estranho. Envolve compressões abdominais rápidas, que criam uma pressão dentro do abdômen, forçando o objeto a sair das vias aéreas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!