A presença dos homenageados da oitava edição do Festival Santa Cruz de Cinema ficará eternizada no Bosque do Festival. A área, situada próximo ao Memorial da Unisc, foi inaugurada pelos atores Araci Esteves e Allan Souza Lima. Juntos, plantaram duas mudas de tipuanas, cujos ramos formam o troféu do evento e que compõem o Túnel Verde, na Rua Marechal Floriano, considerado um cartão-postal do município.
LEIA MAIS: Plantio de bosque com mudas de tipuanas será um dos destaques do Festival de Cinema
O ator pernambucano comparou a iniciativa à famosa calçada da fama, em Los Angeles (Califórnia), composta por estrelas com os nomes de atores e diretores norte-americanos. No entanto, destacou que a proposta do Festival Santa Cruz de Cinema está alinhada à preservação do meio ambiente. “Acho que essa história de calçada da fama está ultrapassada. É cafona. Estamos em outros tempos. Em vez de ter as mãos plantadas no cimento, estamos plantando uma árvore. Isso é muito bonito, é uma representatividade que precisamos no mundo de hoje.”
Publicidade
Honrada pelo ato, Araci espera que a árvore possa, futuramente, fazer sombra e flores. “Estou me sentindo plantada em Santa Cruz”, brincou.
LEIA MAIS: Vencedores do Festival Santa Cruz de Cinema serão revelados nesta sexta; veja categorias
Com espaço para 21 exemplares, que serão colocados a cada ano pelos artistas agraciados, ela irá formar o desenho da premiação. “Agora começa aquela expectativa lenta de quem plantará as árvores e esperar para que o bosque fique vistoso e bonito”, afirmou Rudinei Kopp, integrante da comissão organizadora do festival responsável pela iniciativa.
Publicidade