O plantio de árvores marcará o 8º Festival Santa Cruz de Cinema. Em homenagem ao Troféu Tipuana – espécie que compõe o Túnel Verde, na Rua Marechal Floriano, considerado um cartão-postal do município –, exemplares da planta passaram a ocupar um espaço no campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).


O Bosque do Festival ficará localizado em uma área próxima ao Memorial da Unisc. Nove mudas foram plantadas em abril. Elas foram dispostas para formar, futuramente, o desenho da premiação, que possui um ramo de tipuana. A inauguração será na quinta-feira, 12, O ato será marcado pela presença dos atores homenageados deste ano, Allan Souza Lima e Araci Esteves, que vão plantar mais dois exemplares.
LEIA TAMBÉM: Festival Santa Cruz de Cinema começa nesta terça com foco no audiovisual e na economia criativa
Publicidade
O projeto é de autoria do professor e escritor Rudinei Kopp, integrante da comissão organizadora do festival e responsável por criar o troféu de premiação. “Já faz alguns anos que eu pensava em plantar tipuanas na Unisc e relacionar isso ao Festival”, afirmou. A ideia foi apresentada em abril deste ano à vice-reitora da instituição, Andréia Rosane de Moura Valim, que levou a sugestão à reitoria. Com a aprovação, Kopp iniciou os estudos de uma área juntamente com o setor de engenharia da universidade. “Calculei a metragem disponível – em torno de 800 metros quadrados – e a partir disso projetei a disposição da tipuanas”, explicou.
Kopp projetou a posição das 11 árvores iniciais para a composição do bosque. Segundo ele, há espaço para mais dez exemplares. O plantio será encerrado quando houver 21 árvores para completar o desenho da premiação. “Isso significa que nos próximos anos os homenageados seguirão um novo ritual quando vierem receber seus troféus. Depois disso, procuramos outra área e fazemos mais um”, adiantou.
LEIA TAMBÉM: “O cinema é uma das mais ricas formas de expressão”, diz homenageada do Festival Santa Cruz de Cinema
Publicidade
O educador reiterou o fato do Bosque do Festival ser inaugurado no ano em que houve um debate contínuo sobre a preservação das tipuanas que compõem o Túnel Verde. Quatro exemplares localizados na esquina da Rua Marechal Floriano com a 28 de Setembro, acabaram tombando após o início das obras de revitalização do calçadão. Eles foram suprimidos e a remoção entrou em debate até o Ministério Público instaurar um inquérito para apurar o caso.
Atualmente, as árvores estão em processo de recuperação e não serão retiradas. “Tivemos o Túnel Verde em situação de risco há poucos meses. Mas, a mobilização de várias pessoas e de setores da sociedade deu resultados e as tipuanas seguem firmes”, destacou Kopp.
LEIA TAMBÉM: “Sem dúvida, é um festival com um grande potencial”, afirma ator que receberá Prêmio Tuio Becker
Publicidade
Abertura será amanhã com sete curtas-metragens
O 8º Festival Santa Cruz de Cinema inicia nesta terça-feira, 10, com a exibição de sete curtas-metragens. A abertura será às 19 horas no auditório central da Unisc. Chibó (RS), Flor (RS), Dezesseis (MT), A Casa Amarela (PR), Ruído (PR) e Vão das Almas (DF) abrem a Mostra Nacional. Já O Inquilino, de Jordana Beck, será a primeira das três obras que integram a Olhares Daqui.
As sessões ocorrem até quinta-feira, 12, quando haverá a entrega das homenagens aos atores Allan Souza Lima e Araci Esteves. E na sexta-feira serão divulgados os vencedores do Troféu Tipuanas nas 14 categorias.
LEIA MAIS SOBRE O FESTIVAL DE CINEMA
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!