Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

INCLUSÃO

Câmara de Santa Cruz aprova a Semana de Conscientização sobre o Autismo

Foto: Jacson Stülp/Câmara de Vereadores

Projeto de lei é de autoria do vereador Cleber Pereira (DEM)

Foi aprovado nessa segunda-feira, 14, na sessão da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, o projeto de lei de autoria do vereador Cleber Pereira (DEM), que institui a Semana de Conscientização sobre o Autismo no município. A programação deve ser realizada anualmente na primeira semana de abril, entre os dias 2 e 8.

Em sua manifestação na tribuna, o Professor Cleber aproveitou para destacar a importância da aprovação do projeto, reforçando seu compromisso com as pessoas portadoras de deficiência e suas famílias. “A criança com autismo e seus familiares precisam de respeito. Nosso projeto quer promover campanhas educativas para serem usadas como ferramentas em busca de eliminar a discriminação e ainda criar e ampliar medidas de inclusão social e participação comunitária dos autistas”, comentou.

LEIA TAMBÉM: Conscientização do Autismo entra para o Calendário Datas do Município

Pela medida, entre outros objetivos, está a integração das pessoas autistas de qualquer nível social. Outra meta é a promoção de debates para protagonizar a reflexão em torno das dificuldades e preconceitos enfrentados pelos autistas e pessoas a sua volta. “Vamos promover eventos, palestras e seminários e também gostaria de ter um diálogo propositivo permanente com as pessoas que lutam a favor dessa causa, para assim dar dignidade aos portadores da síndrome do autismo”, finalizou o Professor Cleber. 

O autismo é uma síndrome complexa e mais comum do que se pensa. Afeta três importantes áreas do desenvolvimento humano: comunicação, socialização e comportamento. Ainda não se sabe a causa, nem há cura, apenas tratamento. Estima-se que no Brasil existem 2 milhões de autistas, a incidência é de uma para cada 88 crianças nascidas.

LEIA TAMBÉM: Estado pretende criar 30 centros regionais para atendimento às pessoas com autismo

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.