Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

santa cruz do sul

Câmara de Vereadores testará mudança de horário das sessões para 18 horas

Foto: Jacson Stülp/Câmara de Vereadores

Uma das questões que mais tem pautado os debates na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul no início de 2025 é a possibilidade de mudança de horário das sessões ordinárias. Hoje, elas ocorrem nas segundas-feiras, às 16 horas. A demanda é para que as reuniões passem a começar às 18 horas, com a justificativa de que mais pessoas poderiam acompanhar as atividades legislativas. Um requerimento pedindo a alteração foi apresentado pelo líder do governo, Edson Azeredo (PL), na última sessão.

Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 na manhã desta quinta-feira, 6, a presidente do Legislativo, Nicole Weber (Podemos), confirmou que pretende testar o novo horário. Ainda não foi definida a data para a avaliação, mas há possibilidade de ser ainda em fevereiro. O objetivo é identificar a adesão da comunidade, o horário de término da votação e a readequação das sessões solenes.

Em entrevista, Nicole Weber confirmou interesse de mudar o horário para 18 horas | Foto: Carina Weber

LEIA MAIS: Edson Azeredo apresenta requerimento pedindo que sessões voltem a começar às 18 horas

Publicidade

Nicole reforça que é “a vereadora que mais queria às 18 horas”, mas conta que estudos mostram uma adesão menor da comunidade no horário sugerido. Segundo ela, na sessão da última segunda-feira, 3, a Câmara tinha 81 pessoas às 16 horas, no início da reunião. Às 18 horas, o número já tinha caído para 45. Às 19 horas, apenas 21 espectadores permaneciam.

“Claro que às 18 horas é melhor, porque as pessoas saem às 18 do trabalho. Mas o que eu estou pedindo para as pessoas é o seguinte: saiam do trabalho e vão às 18. Me deem esse número, porque eu quero fazer”, frisou a vereadora. Ela recorda que, muitas vezes, o horário mais avançado tem uma adesão maior da população devido às sessões solenes, com a chegada de homenageados e convidados, que ocorrem após as ordinárias. “Se deixar, não tem gente. A pandemia quebrou o costume das pessoas de irem à Câmara”.

LEIA MAIS: Sessões da Câmara de Vereadores continuarão sendo realizadas às 16 horas

Publicidade

A presidente da Câmara comenta que a votação entre os vereadores que querem e os que não desejam mudar o horário das sessões para as 18 horas é apertada, com nove votos favoráveis e sete contrários. Inclusive, cita que há parlamentares que pediram uma mudança para as 15 horas.

Outra preocupação apresentada por Nicole Weber é relativa ao horário de término das sessões caso comecem às 18 horas. A presidente da Câmara calcula que as reuniões levam de quatro a seis horas. Nesse caso, a votação do expediente ocorreria apenas às 19 horas. Já a votação dos projetos começaria apenas por volta das 21 horas, seguida ainda por encaminhamentos e comunicações de liderança. “A gente tem votações que vão acabar à meia-noite. E aí, o povo que pediu 18 horas vai assistir a gente votando às 23 horas ou à meia-noite?”, questionou a parlamentar.

*Colaboraram Carina Weber e Marcio Souza

Publicidade

LEIA MAIS DE POLÍTICA

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.