Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TEM SAMBA

Carnaval Fora de Época é neste fim de semana em Sobradinho

Foto: Nathana Redin/Gazeta da Serra

O samba-enredo “Tem gringo no samba, com gaita e cuíca” vai se expandir no Centro de Sobradinho neste fim de semana. No sábado, 9 de março, a partir das 20h, e no domingo, dia 10, a partir das 19h, o Carnaval Fora de Época leva para a Avenida João Antônio o desfile da Escola de Samba Mocidade Independente Vera Cruz.

O enredo da escola neste ano tem autoria de Christiane Branco e composição de Giuliano Paim e Leanndrinho LV, tendo como tema a Imigração Italiana. A temática estará no samba com a vibração da bateria e seus mais de 40 integrantes e intérpretes, assim como nas fantasias e nos carros alegóricos da agremiação.

Conforme o presidente da entidade, Nilo Francisco da Silva (o Baixinho), os preparativos tiveram início no segundo semestre de 2023 e ganharam ainda mais ritmo com a proximidade do evento. Cerca de 400 pessoas devem compor o desfile da Mocidade, com integrantes da Escola e convidados, vindos de Sobradinho e municípios como Passa Sete, Segredo, Arroio do Tigre, Candelária e Cachoeira do Sul. Entre as presenças confirmadas também está uma ala da Escola de Samba Unidos de Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul, a participação da Apae e do Projeto Arte e Cidadania, bem como de associações ligadas à cultura italiana.

Publicidade

O presidente (ao centro) acompanhado de integrantes da Mocidade

A entidade agradece a Prefeitura Municipal, a todos os apoiadores do evento, membros e pessoas envolvidas na realização dos desfiles da Escola. Também lembra a historiadora Clara Luiza Montagner, que contribuiu para o desenvolvimento da temática relacionada à Imigração Italiana.

Detalhes que vão para a Avenida

A vinda dos imigrantes italianos ao Brasil estará presente no desfile da Mocidade. Em visita ao ‘barracão’ da Escola, foi possível visualizar os detalhes dos carros alegóricos que irão para a Avenida, acompanhados dos destaques da agremiação.

Além dos integrantes da Mocidade envolvidos na confecção das fantasias, adereços e nos ensaios da bateria, também contam com uma equipe vinda de Santa Cruz do Sul, que tem transportado a temática para os carros alegóricos. Quem está à frente é o artista plástico Everson Alexandre de Souza, 43 anos, que transforma materiais, muitos dos quais reciclados, em arte. “No carnaval, muitas vezes se transformam materiais, que as pessoas nem imaginam, em figuras. Quem olha de longe vê aquele visual plástico do que é, e aí chega perto, vai tocar, pega o material na mão e vê que são coisas simples que se transformam em outra. Depois, ver pronto, na Avenida, é uma emoção só. É um trabalho de semanas que passa em questão de minutos”, e fazem o colorido dos desfile junto aos integrantes da escola. Para conferir esses detalhes, é preciso acompanhar de perto, na Avenida.

Publicidade

A Escola convida a todos para prestigiarem os desfiles. O Carnaval Fora de Época de Sobradinho é uma promoção da Prefeitura Municipal, Casa da Cultura Amário João Lazzari e Escola de Samba Mocidade Independente Vera Cruz.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.