A noite desta quarta-feira, 23, promete ser um marco na história da Casa das Artes Regina Simonis. A partir das 18h30, ocorrerá a palestra de ativação da exposição Roman em cena, uma homenagem à trajetória artística e à herança cultural de Roman Riesch, imigrante alemão que marcou gerações com a Cia. de Teatro Riesch-Bühne. O evento, que integra a programação do aniversário de 37 anos da mantenedora, a Associação Pró-Cultura, vai contar com intérprete de libras.
Segundo o curador, pesquisador e palestrante Alex Brino, a proposta é abordar a pesquisa realizada sobre Riesch, além de falar sobre a expografia da exposição, aberta ao público desde 25 de junho, na galeria homônima cujo projeto foi viabilizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. “Hoje existe uma banalização muito grande a respeito da curadoria. É uma palavra que perdeu um pouco do seu significado. Ela depende de pesquisa e foi isso que fizemos sobre o Roman, para conseguir elencar e enxergar uma história de vida que unifica as partes.”
LEIA MAIS: Espaço em homenagem a Roman Riesch será inaugurado na Casa das Artes Regina Simonis
Publicidade
Conforme o arquiteto, muitas pessoas ficam admiradas ao conhecer mais a fundo a trajetória. “A própria família se surpreendeu com dados e achados que foram possíveis a partir de informações vindas da Alemanha. Isso é fruto de uma pesquisa séria, dedicada e demorada.”
Na visão do curador, o trabalho desenvolvido até o momento é apenas um embrião. “É o início de uma pesquisa que precisa ser aprofundada ao longo do tempo, a exemplo daquela que realizamos anteriormente sobre Regina Simonis, e que segue em andamento.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!