Personagem icônica da cultura, o ator, diretor e produtor teatral alemão Roman Riesch terá seu nome eternizado para as atuais e as futuras gerações. Por iniciativa da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, mantenedora da Casa das Artes Regina Simonis, nesse local será inaugurada na próxima quarta-feira, 25, a partir das 18h30, a Galeria Riesch.
O novo ambiente de divulgação e de difusão artística, bem como para realização de atividades culturais, ocupará o espaço que constituía a garagem do histórico prédio, com acesso pela Rua Júlio de Castilhos. A galeria será um anexo do salão principal e poderá sediar atividades diversas, em sintonia com a programação da Casa das Artes, como explica a presidente da Associação Pró-Cultura, Carolina Knies.
LEIA TAMBÉM: Ospa fará concerto gratuito em Venâncio Aires
Publicidade
A primeira atração na galeria será justamente exposição de objetos que pertenceram ao ator e diretor, muitos dos quais hoje são preservados por sua neta, Anni. Além desse acervo, a diretoria da Associação Pró-Cultura, por empenho de Carolina e de seu esposo, Alex Brino, localizou uma infinidade de peças produzidas por Riesch. Nesse esforço, tiveram o auxílio dos professores Simone Bencke e Eduardo Spall, o Duca, ligados ao teatro, e que são entusiastas do legado de Riesch. Entre os itens estão objetos que Roman usava nas encenações (vestimentas, recursos de cenografia), bem como desenhos e pinturas.
Ocorre que, além de seu gosto e de seu virtuosismo na dramaturgia, Riesch se dedicou às artes plásticas. Nascera na Baviera, na Alemanha, em 1886, e seu pai comandava um grupo de teatro, o Riesch-Bühne. Sob tal influência, o filho acabou por seguir na mesma área. No entanto, uma vez que sua mãe era judia, e diante do recrudescimento das perseguições dos nazistas a esse povo, Roman decidiu emigrar para o Brasil em 1938, fixando-se no Sul do País. Em anos anteriores, a companhia alemã havia percorrido a América do Sul em turnê, e ele conhecera o Sul do Brasil.
LEIA TAMBÉM: Humberto Gessinger faz show no próximo sábado; assinantes da Gazeta têm desconto
Publicidade
Ainda em 1938 mudou-se para Santa Cruz, e aqui permaneceu até sua morte, em 1972. Ao lado da esposa Ilse, que conheceu em Ijuí, constituiu família e deixou uma definitiva e valiosa contribuição pessoal para a cena artística gaúcha e brasileira.
Serviço
- O QUÊ: inauguração da Galeria Riesch
- ONDE: em espaço anexo à Casa das Artes Regina Simonis, e que antes funcionava como garagem
- QUANDO: na próxima quarta-feira, 25, a partir das 18h30
- INICIATIVA: Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, mantenedora da Casa das Artes, e viabilização com recursos do Funcultura, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade