Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

EDUCAÇÃO

Com a proximidade do Enem, estudantes focam na revisão de conteúdo e simulados

Foto: Pixabay

Giovana Helena da Silva tem 17 anos e está no 3º ano da Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira, de Santa Cruz do Sul. Ao chegar na última etapa do Ensino Médio, a jovem dedica seis horas por dia para garantir uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que pode lhe agilizar a realização de um sonho: virar veterinária.

A sua rotina transformou-se em uma repetição de revisões de conteúdo e realização de simulados. “Faço provas antigas e também de cursinhos. As questões que erro, volto para o conteúdo para verificar como devo fazer. Pratico o modelo de estudo mais ativo”, conta. Ela já fez, como forma de experiência, duas provas do Enem, e entende que o desafio é mais tranquilo do que se desenha. “Sempre escutei que era muito difícil, mas é tranquilo. Acredito que será assim.”

Tranquila ou difícil, a prova atrai a atenção de muita gente. Estão inscritos, neste ano, 3.109.762 para as versões impressa e virtual, que serão aplicadas nos mesmos dias, em 21 e 28 deste mês. Na primeira data serão testados os conhecimentos de Linguagens, Códigos e Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação. No dia 28, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Os locais das aplicações serão disponibilizados por meio do cartão de confirmação do aluno.

LEIA TAMBÉM: Candidatos de Santa Cruz consideraram difícil a prova do Enem

Giovana da Silva estuda em torno de seis horas diárias para assegurar uma boa nota

Ernesto Alves realizará simulados para o Enem e a Saeb

Em uma parceria com o Grupo Totem GDE, a Escola Estadual Ernesto Alves realizará simulado no próximo sábado, 6. A diretora Janaína Venzon destaca que essa é uma forma de possibilitar que os alunos vivenciem o “Enem da Vida”.
As provas foram elaboradas pelo Totem GDE, contemplando todas as áreas de conhecimento, seguindo os padrões do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que aplica o exame em todo o Brasil. “Será semelhante ao dia da prova do Enem, com portões fechando-se com horário definido e prazo para o encerramento das provas”, ressalta. Os portões serão abertos às 7h30, fechados às 7h45 e às 8 horas vai começar a prova.

A escola convidou todos o alunos do Ensino Médio, que tiveram de fazer inscrições para que fosse possível a organização com a equipe responsável por fiscalizar a ação. Estão confirmadas as participações de 250 estudantes. Eles responderão 60 questões objetivas e irão elaborar uma redação. Em 2019, a instituição realizou simulado com provas organizadas pelos seus professores.

Para os estudantes de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, o simulado será para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As provas, que testam o conhecimento adquirido nessas duas fases do aprendizado, serão aplicadas nos dias 18 e 19 deste mês.

LEIA MAIS: Conheça sete filmes e séries que podem ajudar na preparação para o Enem

Auditório da Unisc terá aulão presencial

A noite da quarta-feira, dia 17, será de revisão de conteúdo no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em ação realizada em parceria com o Totem GDE e a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), será oportunizada aula especial com a equipe Totem GDE. “Na reta final, além da rotina, teremos essa aula especial, que faz parte do projeto Aquece Enem”, conta o diretor Waldy Lau Filho.

A expectativa é de que 300 estudantes participem da atividade, que terá três horas e meia de duração, com acesso gratuito. “Basta acessar o site da Unisc e garantir a vaga no espaço Aquece Enem”, explica Waldy. Ele entende que é uma excelente oportunidade, pois a prova costuma ter um acentuado grau de dificuldade. “Agora, é o momento do polimento. O Enem exige um repertório e a capacidade de dar conta de todo esse universo que envolve”, ressalta.

Mesmo que não consiga acompanhar o aulão, quem tiver interesse de ampliar conhecimento pode acessar o material produzido e gravado pela equipe Totem GDE, que está disponível no espaço do Aquece Enem. “Temos dicas de todas as matérias, em um material em vídeo elaborado para o Aquece Enem, que vem sendo desenvolvimento desde agosto”, conta Waldy.

Como dica, o diretor diz que esse é o momento de revisar conteúdo, praticar a redação e buscar opções, como o material elaborado para o Aquece Enem. “Uma dica importante é estar familiarizado com a prova, que é longa, exaustiva e exige leitura, além, claro, de praticar a redação, que tem como característica que o aluno encontre soluções práticas para questões sociais”, sugere.

LEIA TAMBÉM: Enem: 28 candidatos alcançam nota mil e 86 mil zeram redação

Um caminho para chegar à universidade

O diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen, vê o Enem como um caminho para o acesso à universidade, em especial, pela possibilidade de concorrer às bolsas oportunizadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). “Por isso, fazemos uma preparação constante com nossos alunos. Mais próximo da data, há uma série de orientações mais práticas, mas durante todo o ano são realizadas ações que têm como foco o bom desempenho no Enem”, afirma.

Os 330 alunos do Ensino Médio da instituição recebem as orientações e têm ideia de como são as provas. Durante o ano, são feitos simulados para que eles possam se familiarizar com os formatos das questões do certame.

Anote aí

  • O simulado da Escola Ernesto Alves, em parceria com Totem GDE, será no próximo sábado, a partir das 7h30.
  • O aulão Totem GDE, Unisc e 6ª CRE será na quarta-feira, dia 17, às 18h30, no auditório central da Unisc. O acesso é gratuito, mediante inscrição. O cadastro é no site aqueceenem.unisc.br.
  • As provas do Saeb, para alunos de 5º e 9º anos, serão nos dias 18 e 19.
  • As provas do Enem, impressa e digital, serão nos dias 21 e 28.

LEIA TAMBÉM: Escolas-padrão vão atender 500 estudantes de Santa Cruz; intervenções começam ainda em 2021

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.