Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEIO AMBIENTE

Começa o recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos na região

Caminhões de recebimento percorrem municípios produtores de tabaco da região Sul

A ação de logística reversa do setor do tabaco segue com mais um roteiro de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos. Agora chegou a vez de produtores das regiões dos vales do Rio Pardo e Taquari fazerem a devolução dos recipientes de produtos usados nas suas propriedades. Nesta segunda-feira, 13, o programa realizado pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco) em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) inicia a coleta itinerante que beneficiará 19 municípios.

Serão percorridos 202 pontos até 1º de novembro. O primeiro município do roteiro é Santa Cruz do Sul, onde 32 localidades rurais serão visitadas até a próxima quinta-feira, 16. Na sequência, as equipes do programa irão para as áreas de produção de tabaco em Rio Pardo, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Vale Verde, General Câmara, Venâncio Aires, Mato Leitão, Santa Clara do Sul, Taquari, Bom Retiro do Sul, Vera Cruz, Vale do Sol, Candelária, Novo Cabrais, Cerro Branco, Caçapava do Sul e Cachoeira do Sul.

LEIA MAIS: Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos tem roteiro na região

Publicidade

O coordenador do programa, Carlos Sehn, lembra que o recebimento é feito seguindo todos os protocolos sanitários. “Os produtores devem respeitar as normas, como uso de máscara e o distanciamento na hora da entrega dos recipientes”, observa. Sehn destaca que as embalagens devem ter passado por tríplice lavagem e estar perfuradas, secas e com as tampas removidas para devolução juntamente com os recipientes. Os produtores recebem comprovantes da entrega.

>> Clique e confira os pontos de coleta de cada município 

Saiba mais

O Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos foi criado em 2000, antecedendo a regulamentação da legislação sobre o tema. Atualmente, percorre dez roteiros distintos que abrangem todas as regiões produtoras de tabaco do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Em 21 anos, já foram mais de 17,5 milhões de embalagens corretamente destinadas. Os pontos de coleta e respectivas datas e horários estão disponíveis em www.sinditabaco.com.br.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Produtores gaúchos podem devolver embalagens de agrotóxicos vazias

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.