Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

literatura

Companhia das Letras vai publicar Gurnah, ganhador do Nobel

Para satisfação dos leitores brasileiros, a editora Companhia das Letras agiu rápido e confirmou, nesta quinta-feira, 14, por intermédio da assessoria de comunicação, que adquiriu os direitos de publicação de quatro obras do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2021, o escritor tanzaniano Abdulrazak Gurnah. A exemplo do que já ocorre com dezenas de outros autores agraciados com o Nobel, Gurnah, até o momento inédito em português no País, também terá na Companhia das Letras uma casa no Brasil, agrupando a obra na coleção Prêmio Nobel.

Conforme a assessoria de comunicação, o primeiro título a ser lançado é o mais recente do autor Afterlives, que deve chegar às livrarias no primeiro semestre de 2022. Posteriormente, serão lançados os romances ParadiseBy the Sea e Desertion. Ainda não há informação oficial sobre quem responderá pela tradução das obras a partir do inglês. Gurnah tem 72 anos, nasceu na ilha de Zanzibar, hoje integrada à Tanzânia, em 1948, quando esta ainda era protetorado britânico. Deixou a terra natal aos 18 anos, como refugiado, e se radicou no Reino Unido, onde se tornou professor na Universidade de Kent, em Canterbury.

Gurnah estreou na literatura em 1987, com Memory of Departure, e em 1994 se projetou em definitivo para o mundo com Paradise, que foi finalista do Man Booker Prize. Escreve romances, contos e ensaios nos quais avalia a perspectiva colonial e a realidade africana. No caso de Afterlives, o livro mais recente, de 2020, e que será o primeiro a ser editado pela Companhia das Letras, tem como pano de fundo a Rebelião Maji Maji, revolta armada contra o domínio colonial alemão na região da África Oriental. O escritor tem como língua materna o suaíli e começou a se dedicar à literatura aos 21 anos, adotando o inglês como idioma de escrita.

LEIA MAIS: Maurício de Sousa convida a criançada a refletir sobre meio ambiente em ‘Sou um Rio’

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.