Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

LITERATURA

Maurício de Sousa convida a criançada a refletir sobre meio ambiente em ‘Sou um Rio’

Foto: Caio Gallucci

Celebrado mundialmente como desenhista e criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa lançará em outubro, mês do aniversário do autor, um novo livro: Sou um rio. Trata-se de uma obra em prosa voltada ao público infantil e à família. Nela, o grande escritor conta a história de um rio, desde o nascimento. Enquanto vai crescendo e ganhando corpo, o curso d’água atravessa cidades e se vê ameaçado por produtos químicos, esgotos clandestinos, lixo e outros venenos.

Com uma linguagem poética e tocante, Sou um rio fala às crianças sobre a beleza das águas, sobre a importância dos recursos naturais e sobre a urgência de preservá-los. A obra tem edição em capa dura e conta com as delicadas ilustrações de Mauro Souza, editor de arte da Mauricio de Sousa Produções.  

Ao escrever o livro, Mauricio revisitou memórias da infância, lembrando-se da época em que vivia em Mogi das Cruzes e brincava às margens de um Tietê ainda limpo. “O que aconteceu com o Tietê aconteceu também com muitos outros rios Brasil afora. O livro retrata todos os rios do mundo”, ressalta. “Eu sou amigo do rio e quero ajudar na manutenção de sua transparência”.

No prefácio que preparou para a edição, Gabriela Yamaguchi, diretora do WWF-Brasil (Fundo Mundial para a Natureza), convida os pequenos leitores a se encantarem com as palavras de Mauricio e se conectarem com o imenso corpo d’água do Planeta Terra. “Cuidar dos rios é cuidar de nós mesmos, e juntos podemos reaprender que é possível viver de um jeito diferente”. O lançamento é da editora Nova Fronteira com a Mauricio de Sousa Editora.

LEIA TAMBÉM: Livro conta história de pesquisadoras para inspirar futuras cientistas

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.