Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DICAS

Confira o que levar em conta antes de comprar uma piscina

Muitas pessoas pensam em construir uma piscina no verão, afinal as temperaturas altas fazem com que qualquer um tenha vontade de dar um mergulho para se refrescar. Mas o ideal é que esse planejamento seja feito bem antes da chegada dessa estação. E a primavera é uma boa opção para colocar os planos em prática.

Simone Adriana Schwengber Galvan, proprietária da Exclusive Piscinas, destaca que quanto mais tempo para planejar, melhor. Assim, as chances de erro e arrependimento são reduzidas. Afinal, projetar uma piscina não é algo simples. É preciso analisar diversos fatores cuidadosamente, como condições do solo, posição solar, melhor tipo de piscina e revestimento, além de acessórios como iluminação, aquecimento, hidromassagem e outros.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura desiste de complexo de piscinas no Bom Jesus

Publicidade

“São várias questões que vão influenciar no resultado final. Por isso, é muito importante que os interessados em ter uma piscina em casa contem com uma equipe preparada para dar esse suporte. Afinal, a melhor piscina é aquela que vai estar de acordo com o orçamento, o local onde será construída e que vai atender às necessidades de quem a estiver adquirindo”, diz.

O que considerar

Localização

O primeiro passo é definir o local para a construção da piscina. Devem ser avaliadas as condições do terreno e se há recuo suficiente, uma vez que a obra não pode ser feita na divisa do lote ou invadir uma área onde não se possa construir.

LEIA MAIS: Decks em piscinas: dicas de segurança e manutenção

Publicidade

Outro ponto a se estudar é a orientação solar. O ideal é que a piscina receba o sol da parte da manhã, para que, quando chegue a tarde, a água esteja mais quente. O ideal é evitar construí-la em uma área de sombra total, porque, dessa forma, não será possível desfrutar do sol.

Integração e lazer

Apesar de ser o ponto de atenção da área de lazer, a piscina não deve ser planejada isoladamente. É preciso considerar o espaço como um todo, inclusive conectado com a casa. Uma boa maneira de integrar os ambientes é com a utilização de decks e um projeto de paisagismo. Se a área também contar com churrasqueira e outras alternativas de lazer, deve haver uma integração do espaço para que, visualmente, formem um conjunto.

LEIA TAMBÉM: As trends deste verão para a praia e a piscina

Publicidade

Tamanho

É normal que se queira aproveitar o maior espaço possível para a construção da piscina. No entanto, é preciso considerar outros detalhes. Independentemente do tipo de piscina, há necessidade de ter uma casa de máquinas para que ela funcione corretamente. Ou seja, é fundamental prever um espaço para equipamentos como bomba e aquecedor.

A instalação de duchas também requer um espaço, assim como espreguiçadeiras, ombrelones, mesas e demais acessórios que irão complementar a piscina. Todos esses itens devem ser considerados antes de definir o tamanho final.

LEIA TAMBÉM: Uso de tapetes na decoração; saiba como escolher a peça ideal

Publicidade

Tipo de piscina

Há diversos tipos disponíveis no mercado. A piscina de fibra é uma das mais requisitadas devido ao baixo custo e rápida instalação. Além disso, existe uma infinidade de modelos, desde os mais tradicionais até os mais sofisticados, inclusive com possibilidades de personalizá-las. As piscinas de alvenaria e de vinil dão ainda mais espaço à criatividade, tanto no desenho quanto no revestimento, mas, além de mais caras, precisam de mais tempo para a instalação. Há também as piscinas de vidro, que dão um toque elegante e sofisticado ao ambiente, mas também têm preços mais elevados.

Tratamento

Tratar a água da piscina não é uma opção. Essa é uma tarefa que deve ser feita com cuidado e reflete a responsabilidade com a durabilidade da estrutura, do equipamento e da qualidade. Também é um ato de cuidado com as pessoas que frequentam a casa para aproveitar a água da piscina. Simone explica que existem vários tipos de tratamentos. Há o mais convencional, com o cloro; o gerador de cloro à base de sal e o Nano com partículas de íons de prata coloidal. “O Nano é um tratamento que comercializamos com exclusividade na região. É um composto tecnológico que remove todas as impurezas da piscina sem utilizar cloro, clarificantes, decantadores, algicidas alcalinizantes e redutor de pH. É muita tecnologia, praticidade e segurança para os usuários”, atesta.

LEIA TAMBÉM: Construção e decoração: ousadia com estilo

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.