Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TURISMO RURAL

O bom exemplo de Sobradinho para o Estado ver

Prestes a ir para sua oitava edição – provavelmente no mês de abril – a Caminhada na Natureza, iniciativa do escritório da Emater/RS-Ascar de Sobradinho, em parceria com o Grupo Caminhos do Campo, foi o case apresentado no 12º Seminário de Turismo Rural. O evento integrou a programação da 19ª Expoagro Afubra e teve como tema “Caminhadas na Natureza: ferramenta de extensão rural para o desenvolvimento local e regional”.

A atividade realizada em Sobradinho desde dezembro de 2017 é pioneira no Estado e teve como inspiração uma experiência do Paraná, que foi relatada por meio de palestra com a pedagoga e ex-extensionista da Emater/PR, Ivaldete Zampronio Zarpellon. “Essas caminhadas deram visibilidade ao trabalho desenvolvimento pela Emater paranaense. Por meio do turismo rural, as pessoas começaram a enxergar o que a extensão rural faz e a valorizar o trabalho da Emater”, ressaltou.

A experiência sobradinhense foi apresentada pelo chefe do escritório local, Adriano Dreher. Segundo ele, os agricultores mostraram enorme satisfação em receber os caminhantes em todas as edições. “Elas estimulam as famílias agricultoras a organizar suas propriedades, nos recebendo sempre com muita alegria”, destacou. O café colonial, oferecido sempre ao final da atividade, já resultou em um investimento de R$ 3,5 mil na comercialização de produtos.

Publicidade

Turistas uruguaios na próxima edição

Além de Adriano Dreher, a gerente geral e o gerente adjunto do escritório regional da Emater/RS-Ascar, Lúcia Souza e Carlos Corrêa da Rosa também discursaram e enfatizaram a importância do seminário, realizado em conjunto pela Emater, Afubra e Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp).

“O tema deste ano é uma experiência que acontece na região e que tem atraído pessoas de outros municípios. Teremos até participantes do Uruguai na próxima”, anunciou Rosa, que também preside a Aturvarp. “Não é só caminhada, é lazer e cultura para os participantes e renda para os agricultores”, elogiou Lúcia. Desde a primeira edição da Caminhada da Natureza, mais de 300 pessoas já participaram da atividade, que contou também com uma edição noturna, em março do ano passado.
 

Publicidade

Foto: Mateus Souza/Gazeta da Serra

 

Foto: Carina Venzo Cavalheiro/Emater

 

ESPAÇO PRIVILEGIADO

Além do Seminário, o projeto Caminhadas na Natureza também esteve presente no Espaço Casa da Emater, escolhido como tema do turismo rural. Um vídeo institucional foi veiculado para os visitantes conhecerem a atividade e também havia um painel para fotos. A extensionista da Emater de Ibarama, Lilian Rodrigues, e o representante do Grupo Caminhos do Campo, Luciano Turcato, ajudaram na divulgação.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.